Espanha

Tenerife: guia completo com todas as dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A ilha de Tenerife foi um dos destinos mais exóticos que já visitei aqui na Europa. Localizado no oceano Atlântico, Tenerife faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias e apesar de ser um território espanhol, é como todas as ilhas Canárias, uma região autônoma.

Isso significa que as Canárias tem o seu próprio governo e o seu próprio parlamento para decidir sobre certas áreas, como a educação, saúde e serviços sociais.

As Ilhas Canárias estão mais próximas do continente africano do que da Europa em si, apesar de fazer parte da Espanha. As Canárias são formadas por sete ilhas principais, sendo elas: El Hierro, La Palma, La Gomera, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura e Lanzarote.

Confira também:

Tenerife é a maior de todas as ilhas do arquipélago e também a mais populosa, com quase um milhão de residentes! Cada uma das ilhas tem a sua capital, sendo Santa Cruz de Tenerife a capital da ilha de Tenerife.

Além disso, Santa Cruz também é capital da comunidade autônoma das Ilhas Canárias, junto com Las Palmas de Gran Canaria (capital da ilha de Gran Canaria).

Entretanto, de 1833 até o ano de 1927 Santa Cruz de Tenerife foi oficialmente a única capital do arquipélago das Canárias. Em 1927 um decreto ordenou que a capital das Ilhas Canárias fosse compartilhada, como é o caso até hoje.

Para mais dicas sobre as Ilhas Canárias visite o meu Instagram: @omundomechama

Melhor época para visitar a ilha de Tenerife

Graças a localização das Ilhas Canárias, Tenerife é um destino que pode ser visitado durante todo o ano! Aqui na Europa a ilha é conhecida como a “ilha da eterna primavera”, já que inverno por lá praticamente não existe!

Visitamos a ilha em dezembro de 2020 (teoricamente inverno nas Ilhas Canárias) e as temperaturas estavam sempre na casa dos 23 graus! A noite esfriava um pouquinho, cerca de 17 graus.

Os meses mais quentes em Tenerife vão de julho a setembro, que são os meses de verão. Eu pessoalmente evitaria visitar Tenerife e as Ilhas Canárias nos meses de verão, já que é a época que as famílias com crianças costumam tirar férias e as ilhas ficam lotadas!

De fato nos meses de verão os dias são mais quentes, por volta dos 30 graus ou mais, porém eu acho mais bacana visitar por exemplo no inverno, quando o frio está a todo vapor na Europa e nas Ilhas Canárias as temperaturas maravilhosas!

Como chegar na ilha de Tenerife

Por ser a maior ilha e a mais visitada do arquipélago canário, existem diversos voos diretos ligando cidades européias a ilha de Tenerife, o que torna uma viagem a Tenerife fácil de ser planejada!

Saindo de Viena, por exemplo, existem voos quase que diariamente. No momento são três companhias que realizam o trajeto Viena-Tenerife: Wizzair, Ryanair e Austrian Airlines. O voo dura aproximadamente 5h 30 min.

Quando viajamos em dez/2020 fomos com a companhia Wizzair e pagamos a pechincha de 60 euros por pessoa (ida e volta). Graças as companhias low costs é possível encontrar ótimos preço, caso reserve com certa antecedência.

Onde se hospedar em Tenerife

A princípio, a ilha de Tenerife é basicamente dividida em duas: parte norte e sul. Existem prós e contras em ambas as regiões da ilha, já que as praias e até mesmo a temperatura podem ser diferentes dependendo da localidade.

El Teide, montanha mais alta da Espanha com quase 4 mil metros de altura está localizado no centro da ilha de Tenerife e por conta disso a temperatura varia bastante na ilha, já que a montanha meio que bloqueia as nuvens de ir de um lado para o outro.

O sul de Tenerife é a parte mais quente da ilha e por conta disso os maiores hotéis estão localizados nessa região. No sul também se encontra o maior aeroporto da ilha, onde chega os principais voos internacionais.

Isso significa que os turistas que estão buscando apenas descanso e sol desembarcam no aeroporto Reina Sofia e ficam por ali mesmo, onde encontrarão tudo.

Nós ficamos hospedados na cidade de Puerto de la Cruz, no norte da ilha, uma área onde apesar de também ser turística, existem muitos moradores locais.

Visitamos o sul da ilha algumas vezes e em comparação com o resto da ilha é praticamente outro mundo! É tudo feito de fato para os turistas: cassinos, shoppings com as principais marcas, praias de areia com várias espreguiçadeiras e guarda sol, hotéis all-inclusive, etc.

Eu pessoalmente prefiro as cidades menos turísticas, como Puerto de la Cruz (que tem praias lindas); Santa Cruz e La Laguna para quem estiver procurando uma viagem mais gastronômicas e cultural. Resumindo, Tenerife tem opções para todos os gostos.

Falei mais sobre acomodações em Tenerife nesse post: onde se hospedar na ilha de Tenerife

Quanto custa uma viagem para Tenerife?

Acomodação em Tenerife

Apesar de ser um destino exótico que atrai turísticas o ano todo, a ilha de Tenerife possui opções de hospedagens para todos os tipos de turistas. Desde resorts 5 estrelas a apartamentos locais, você com certeza encontrará algo que caiba no seu bolso.

Quando visitamos a ilha em dez de 2020, ficamos duas semanas por lá e por isso optamos por um apartamento. Quem me conhece sabe que em viagem mais longas prefiro apartamentos – viagens de apenas alguns dias ainda prefiro me hospedar em hotel.

Escrevi um post apenas sobre dicas de onde se hospedar em Tenerife. Confira aqui: Onde se hospedar na ilha de Tenerife

Restaurantes em Tenerife

A gastronomia nas Ilhas Canárias lembra um pouco da Espanha continental. Além disso, se come muito frutos do mar em Tenerife e claro, os pratos típicos que normalmente só encontram pelas ilhas.

Durante a sua visita a Tenerife/Ilhas Canárias, você não pode deixar de visitar os famosos “guachinche”, que são os restaurantes onde é servido comida caseira típica das Ilhas Canárias.

Confira esse post super completo sobre restaurantes em Tenerife: Dicas de restaurantes em Tenerife

Como se locomover pela ilha de Tenerife

Sem dúvidas a melhor maneira de se locomover na ilha de Tenerife é alugando um carro. A primeira vez que estivemos na ilha, em dez de 2020, ficamos duas semanas e por isso a melhor maneira de se locomover em Tenerife foi alugando um carro.

Em todas as nossas viagens alugamos com a Rentalcars, que possui na maioria das vezes os melhores preços.

Em out de 2021 estivemos novamente na ilha, rapidamente, apenas uma noite e no dia seguinte pegamos um voo para Fuerteventura. Na ocasião usamos o transporte público da ilha e funciona muito bem! Fomos do aeroporto sul até Santa Cruz e de lá até La Laguna.

Lembrando que Tenerife possui apenas ônibus circulando entre a ilha e um bondinho moderno que liga Santa Cruz, atual capital da ilha com La Laguna, antiga capital de Tenerife. Quem tiver que fazer baldeação, isso é, mudar de ônibus para chegar ao destino final, pode fazê-lo em um “Intercambiador” na ilha, que seria um terminal de ônibus como no Brasil.

Caso você precise usar o transporte público em Tenerife, recomendo o site oficial da companhia de ônibus em Tenerife: TITSA. É possível chegar os horários diretamente no website deles ou através do Google Maps / Maps do iPhone. Basta colocar sua localização atual e onde deseja ir que te mostrará qual ônibus utilizar.

Por último, existe um day ticket para utilizar todos os transportes públicos na ilha por apenas 10 euros. Quem for ficar mais tempo, é possível comprar um passe para utilizar o transporte público em Tenerife por 7 dias no valor de 50 euros.

Fuso horário

As Ilhas Canárias se encontram uma hora atrás em relação ao resto da Espanha. Isso é, quando em Madrid o relógio estiver marcando 14:00, em Tenerife será 13:00. Entretanto, a diferença de horários entre Brasil e Ilhas Canárias são de 3 horas. Tenerife e as outras ilhas se encontram 3 horas a frente do Brasil.


AJUDE O BLOG!

Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

Deixar um comentário