Espanha

O que fazer na ilha de Lanzarote – roteiro completo e dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A ilha de Lanzarote faz parte do arquipélago das Ilhas Canárias, localizado na Espanha. Eu sou apaixonado pelas Ilhas Canárias e em março de 2022 fiz um roteiro de uma semana em Lanzarote.

Nesse post, vou dividir com vocês todas as dicas de Lanzarote e o roteiro completo que fizemos.

Confira outros posts sobre a Espanha:

Quantos dias ficar em Lanzarote

A ilha de Lanzarote não é tão grande e você consegue dirigir de norte a sul em cerca de uma hora e meia. Ficamos uma semana em Lanzarote e conseguimos ver tudo com calma. Caso não tenha tanto tempo, recomendo ficar no mínimo 4 dias para ver as principais atrações em Lanzarote.

Mais dicas de viagem você encontra no meu Instagram: @omundomechama

 

Como se locomover na ilha de Lanzarote?

Assim como todas as Ilhas Canárias, a melhor forma de se locomover é de carro. Especialmente se você não tiver tanto tempo, já que com ônibus as viagens duram mais tempo e você sempre estará pendente dos horários do transporte público.

Nós alugamos um carro assim que desembarcamos no aeroporto de Lanzarote e todo o nosso roteiro foi feito de carro.

Para aqueles que alugar carro não for uma opção, também é possível visitar algumas atrações turísticas em Lanzarote de transporte público. Confira os horários aqui: ônibus em Lanzarote.

Além disso, várias agências de turismo oferecem excursões para os principais lugares em Lanzarote – essa também pode ser uma opção para você!

Onde se hospedar em Lanzarote

A ilha de Lanzarote conta com diversos tipos de hotéis – desde hospedagens de luxo a alojamentos mais simples.

Antes de mais nada, uma dica é se hospedar, se possível, no meio da ilha, como por exemplo Arrecife, a capital ou em Puerto del Carmen.

Fiz um post apenas sobre o Hyde Park Lane em Lanzarote. Confira aqui: Onde se hospedar em Lanzarote – conheça o hotel Hyde Park Lane.

Essa será a melhor maneira de fazer os deslocamentos pela ilha sem gastar muito tempo.

Dessa forma, escolhemos nossa hospedagem em Puerto Del Carmen. Apesar de levar uma fama de cidade com muito agito, caso escolha a localização correta, isso de fato não será um problema.

Por último, deixo com vocês a dica de onde nos hospedamos, Hyde Park Lane. Localizado apenas 5 minutos andando da praia, o hotel oferece um serviço digno de 5 estrelas.

O café da manhã, assim como o jantar no estilo buffet, são um verdadeiro banquete! Além do mais, o hotel possui academia, piscinas, espreguiçadeiras, aulas todos os dias, como yoga, quadras para praticar espotes, área de lazer para crianças, etc.

O melhor de tudo: as diárias são imbatíveis. A partir de 100 euros a noite. Confira o valor durante a sua viagem clicando aqui: Hyde Park Lane.

Praias em Lanzarote

Quando falamos em ilhas, automaticamente nos vem na cabeça praias, não é mesmo? E nisso Lanzarote está de parabéns! As praias são belíssimas, com um azul neon e algumas paradisíacas.

Praias de Papagayo

Localizado dentro da reserva natural chamada de Monumento Natural de Los Ajaches, essas praias foram sem dúvidas as mais bonitas que visitamos! São aproximadamente oito praias, cada uma delas com o seu próprio nome, mas provavelmente você vai ouvir falar das praias de Papagayo ou Papagayo Beaches.

As praias estão no sul da ilha e para chegar até lá será necessário um carro. É preciso dirigir até um certo ponto e depois pegar uma estrada de chão por aproximadamente 15 minutos. Além disso, é necessário pagar uma taxa de preservação do local no valor de 3 euros (por carro).

Depois de estacionar, visitamos quase todas as praias andando – algumas foram necessário dirgir de novo para chegar até lá.

Playa de Puerto Muelas

Dentro da reserva natural onde encontram as praias, essa foi a primeira que visitamos. Tem um estacionamento bem próximo a entrada e depois disso é necessário andar uns 5 minutos. Assim como outras praias por lá, é uma pedida perfeita para quem estiver em busca de praticar o nudismo em Lanzarote.

Caleta del Congrio

Ao lado da Playa de Puerto Muelas, a praia Caleta del Congrio foi a segunda que visitamos. Passamos um bom tempo por lá – e uma praia tranquila, sem vento e um azul turquesa intenso nas águas.

Playa del Papagayo

Depois disso, dirigimos 5 minutos até chegar a Playa del Papagayo, a mais conhecida de todas elas. Por levar o seu título de mais famosa, havia bastante gente. Só paramos para tirar algumas fotos mas não ficamos por lá não. É uma boa opção para quem quiser comer/beber algo – nessa praia existem dois restaurantes.

Playa de la Cruz o del Pozo

Apenas alguns minutos da famosa Playa del Papagayo, se encontra a Playa de la Cruz o del Pozo, onde também passamos um bom tempo curtindo o sol. A praia tem bastante espaço, areia branquinha e assim como as outras, um azul de deixar qualquer um boquiaberto.

Playa Blanca

Também no sul da ilha de Lanzarote, na região conhecida como Playa Blanca, essa praia de fato merece toda a sua fama! Apesar de ser bastante turística, as águas são limpinhas e um azul claríssimo!

Por estar numa região com muitos bares, restaurantes, lojas e supermercados, você tem a sensação que está em um lugar muito turístico. Porém tem um lado bom: você pode curtir a praia e tem um supermercado a segundos de distância, caso precise comprar alguma coisa. Isso de fato só acontece nas praias mais turísticas.

Playa Del Castillo De San Gabriel

Engana-se quem pensa que apenas nas partes remotas da ilha que se encontram praias bonitas. Em Arrecife, capital da ilha de Lanzarote, a Playa Del Castillo de San Gabriel é uma ótima pedida.

Localizada ao lado do museu que conta a história da ilha de Lanzarote, a praia de areia tem um azul impressionante.

Uma ótima pedida para dar um mergulho ou relaxar depois de fazer um tour por Arrecife.

O que fazer na ilha de Lanzarote

Apesar das praias serem sem dúvidas as atrações em Lanzarote mais procuradas, existem também outros passeios bacanas. Desde caminhadas em lugares históricos a passeios na natureza, a ilha oferece um pouco para todos os tipos de turistas.

Conhecer a capital Arrecife

Capital da ilha desde o século XIX, Arrecife é a maior cidade na ilha de Lanzarote. Aí se encontram várias lojas, shoppings, restaurantes, bares, etc. Caso tenha tempo, vale a pena passar pela cidade e o conhecer o museu que conta a história da ilha.

Museu sobre a ilha de Lanzarote

O Museu Arqueológico de Lanzarote está localizado em Arrecife, para ser mais específico na fortaleza conhecida como Castillo de San Gabriel. Essa foi a primeira fortaleza construída na ilha no século XVI, defendendo assim Lanzarote de ataques. A entrada custa 3 euros.

Se possível, recomendo fazer esse passeio assim que você chegar na ilha, já que conta a história detalhada do museu, desde a descoberta da ilha até os dias de hoje.

Em uma das informações, descobri por exemplo que milhões de anos atrás, Lanzarote e Fuerteventura, ilha vizinha, foi uma vez apenas uma ilha! Legal, né?

Lago Verde

El Lago Verde, também chamado de Charco de los Clicos (El Golfo), é uma das maravilhas da natureza em Lanzarote. Devido a alta quantidade de enxofres na água, o lago tem esse aspecto verde. A areia preta que rodeia o lago deixa a paisagem ainda mais deslumbrante.

O estacionamento próximo ao lago é gratuito. De lá é preciso andar uns 5 minutos até chegar um mirador, de onde se tem uma vista bacana para o lago.

Teguise

Teguise foi a capital da ilha de Lanzarote até o século XIX. Em 1852, o título passou para Arrecife, que é a capital da ilha até os dias de hoje. Teguise é um vilarejo com menos de 2 mil habitantes e que vale a pena um passeio. Apenas uma tarde ou manhã é suficiente para conhecer.

O vilarejo tem uma arquitetura bem diferente do resto da ilha, que retrata bem a forma construções eram feitas na época.

Mirador del Rio

Localizado no norte da ilha, é um passeio imperdível em Lanzarote. O Mirador del Rio oferece um visual 360 não apenas do Oceano Atlântico, mas também para ilha de La Graciosa, que está ali do ladinho.

A entrada para o Mirador custa 5 euros e lá dentro tem um restaurante. Perfeito para comer ou beber algo com uma super vista.

Passar um dia na ilha de La Graciosa

Visitando a ilha de Lanzarote, fizemos um bate e volta para a ilha vizinha, La Graciosa. Foi eleita oficialmente a oitava ilha do arquipélago das Ilhas Canárias em 2018 – antes levava o título de ilhota.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para quem estiver visitando Lanzarote, não pode deixar de visitar La Graciosa, que pode facilmente ser visitado em um dia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nós exploramos a ilha de bike, foram aproximadamente 20 km de norte a sul. Quem quiser mais conforto, pode também fazer um tour pelos principais pontos de táxi, num carro 4×4, já que as ruas não são pavimentas!

A ilha é pequenina, não possui aeroporto e nem mesmo ruas asfaltadas, apenas um porto onde chegam os barcos de Lanzarote. Em Lanzarote, o barco sai do vilarejo de Puerto de Órzola e a viagem dura apenas 30 min.

Existem duas companhias que realizam a viagem, Lineas Romero e Biosfera Express. O primeiro ferry com destino a La Graciosa sai às 08:00 e voltando para Lanzarote, o último é as 18:30 (19:00* na temporada alta – de julho a outubro).

Como visitamos na baixa temporada, compramos na hora mesmo, sem nenhum problema. Nos meses de verão, é recomendado comprar on-line. O trajeto ida e volta custa 26 euros adultos e 13 euros crianças.

Comer comida típica das Ilhas Canárias

No arquipélago, o melhor lugar para comer pratos típicos das Ilhas Canárias são os famosos Guachinche. Assim são chamados os restaurantes que preparam comidas típicas das Ilhas Canárias. Na ilha de Tenerife existem vários Guachinches, em Lanzarote, por sua vez foi mais difícil de encontrar.

Entretanto conhecemos o restaurante El CARIÑOSO, localizado no sul da ilha. A comida é deliciosa e os preços excelentes! Para se ter noção, um jantar para duas pessoas com 4 entradas bem generosas e duas cervejas saiu por apenas 25 euros!


AJUDE O BLOG!

Ao planejar suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

Deixar um comentário