Itália

Roteiro de 2 dias pelo Lago di Garda na Itália

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Nesse roteiro de 2 dias pelo Lago di Garda, mostrarei para vocês os lugares imperdíveis que não pode faltar no seu roteiro! Considerado o maior lago de toda Itália, o Lago di Garda é rodeado de montanhas, vilarejos super charmosos e vários lugares onde é possível se banhar nas águas claras do lago.

O ideal é reservar no mínimo uns quatro dias para o Lago di Garda mas caso não seja possível, ainda assim é possível conhecer ótimos lugares e ficar com gostinho de quero mais. Já havia visitado o lago em 2019 e dessa vez visitamos lugares novos.

Quem for ficar mais tempo ou quiser mais dicas de lugares para visitar no Lago di Garda, recomendo esse post de 2019: vilarejos imperdíveis no lago di Garda.

Confira também:

Chegamos na sexta a noite e do aeroporto de Malpensa fomos para Salò onde paramos para jantar (duas horas de carro). Dica: se possível, escolha chegar pero aeroporto de Bergamo, fica mais perto do lago. O aeroporto de Malpensa fica mais perto do Lago di Como, por exemplo.

Salò

Na primeira vez que visitei o Lago di Como, isso no verão de 2019, tinha conhecido o vilarejo de Salò. No caminho para Tignale, onde era o nosso hotel e como Salò ficava mais ou menos no caminho, resolvemos parar por lá para jantar. Algo que adoro na Itália é que por lá se janta tarde! Chegamos por volta das 22:30 e mesmo assim havia vários restaurantes abertos e acabamos por escolher o restaurante Capriceuno, que fica de frente ao lago.

Eu pedi uma pizza de prosciutto com queijo que estava maravilhosa (9 euros) e meu marido uma lasagna que estava ok (12 euros). Para beber fomos de vinho tinto (€5,5 a taca) e cerveja (€5,7 tamanho médio). Nesse restaurante o coperto, aquela taxa que se paga na Itália por sentar na mesa era de 13% em cima do valor total da conta.

Tignale

Localizado no alto de uma montanha, o vilarejo de Tignale é super charmoso! Foi onde nos hospedamos, no hotel Bellavista e possui um centrinho com alguns restaurantes. Em uma das noites jantamos na pizzaria Al Torchio, que ficava apenas 5 minutos andando do nosso hotel. Escolhemos dois pratos: polenta com salame fresco grelhado e cogumelos – €13,50 e pizza de salami com ricotta (9 euros).

Para conferir valores do hotel que ficamos em Tignale clique aqui: Hotel Bellavista.

Aer

O vilarejo de Aer está localizado apenas 5 minutos de carro de Tignale, onde estávamos hospedados. Essa região no Lago di Garda é famosa pelas cachoeiras que ali se encontram. Já pela manha depois do café, fomos para Aer onde estacionamos o carro gratuitamente na praca chamada “piazzale Gino De Lai” e dali mesmo começamos a caminhar em direção as cachoeiras.

O vilarejo também é super fofo e vale a pena bater perna por lá também. Basta seguir as placas em direção a “Alle cascate“, que é a primeira cachoeira. Depois de uns 30 minutos andando você chega na primeira cachoeira e de lá é possível voltar pelo menos caminho ou visitar mais algumas que estão por ali e terminar em outra parte do vilarejo (foi o que fizemos).

Visitamos pela manhã e o sol ainda não estava 100% sobre as águas, já que as cachoeiras são rodeadas de árvores. Imagino que na parte da tarde seja ainda mais bacana visitar porque estará mais quentinho. A água estava congelante!

As placas são todas bem sinalizadas, então você não vai se perder! Em resumo, fizemos primeiro a trilha de número 265 até a primeira cachoeira. De lá pegamos a trilha 251 onde chegamos em outra parte e por fim votamos para o vilarejo pela trilha 253. Vou deixar um mapinha que conseguimos no nosso hotel:

Dica importe: leve um sapato de caminhada para chegar até as cachoeiras! Fui de havaianas e não foi confortável!

Campione del Garda

Depois de visitar as cachoeiras no vilarejo de Aer, dirigimos cerca de 25 minutos até chegar em Campione del Garda, uma área linda, rodeadas de montanhas e perfeito para nadar no Lago di Garda. Deixamos um carro num estacionamento que parecia ser o único lugar para estacionar (1 EUR a hora) e compramos umas coisinhas para fazer piquenique na praia! Recomendo muito também! No centrinho tem um restaurante, mas estava tão quente que preferimos ficar à beira do lago mesmo.

Quem preferir, pode também alugar equipamentos aquáticos, como SUP, kitesurfing, etc. Reserve pelo menos umas duas horas. Campione del Garda foi um dos lugares que eu mais amei para nadar. A prainha (de pedra) é super gostosa e a água claríssima!

Porto di Gargnano

O vilarejo de Gargnano fica apenas 15 minutos de Campione del Garda – onde paramos para nadar no lago e fazer o piquenique. Já em Gargnano, minha dica é caminhar sem pressa pelo calçadão e por fim tomar um drink em algum dos barzinhos que ficam a beira do lago. O Caffé Gargnano, por exemplo, é uma ótima dica! Conseguimos uma mesinha com uma vista linda e um aperol delicioso!

Toscolano-Maderno

Nosso último dia no lago di Garda e fomos para o vilarejo de Toscolano-Maderno, onde também tem uma parte deli para tomar banho! A prainha é menor e por isso acaba aglomerando mais gente, mas o final da praia costuma ficar mais vazia. Dica: o final da prainha é pet friendly, o que significa que naquela parte reservada as pessoas também podem ir com cachorros.

Rivoltella del Garda

Rivotell del Garda, localizado bem pertinho do famoso vilarejo de Sirmione, é também uma ótima pedida para tomar entrar nas águas do lago di Garda. O mais bacana é que parece que nessa parte do lago di Garda as espreguiçadeiras são gratuitas! Pelo menos ficamos bastante tempo e ninguém veio cobrar, se quer tinha alguém para pagar algo. Para ficar mais fácil, basta colocar “Porto di Rivoltella” no mapa – são cerca de 5 minutos andando a partir do centrinho da cidade. Não é possível estacionar em frente a praia porque algumas ruas são apenas para pedestres.

Bem na frente do lago tem também um restaurante (que estava lotado) onde é possível comprar uns drinks para take away ou até mesmo sentar nas mesas para comer algo. Nós preferimos comer no centrinho de Rvoltella num lugar chamado “Pizza & Panuozzo“). Pra quem nao conhece, panuozzo é tipo um pão na chapa com recheio. Eu pedi um de prosciutto e queijo (6 eur) que estava uma delícia! Aqui conseguimos deixar o carro em um “parcheggio” (estacionamento em italiano) gratuitamente. Fica em frente ao restaurante “La Taverna del Lago”.

Sirmione

Sirmione é uma das cidades mais turísticas no lago di Garda! Localizada no sul do lago, tem várias atrações legais, como um castelo medieval (Castello Scaligero di Sirmione) e piscinas com águas termais (mais recomendável no inverno). Aqui encontramos mais turistas do que nunca! Estava até chato para andar e por isso só caminhamos um pouco pelo centrinho e logo fomos embora. O estacionamento custa € 2,20/hora.

AJUDE O BLOG!

Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva: