Itália

Laghi di Fusine: como chegar, o que fazer e quando visitar.

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Os Laghi di Fusine estão localizados na divisa com a Áustria e Eslovênia e são os tesouros mais bem guardados da Itália. São formados basicamente por dois lagos: Lago Superiore e Lago Inferiore, ambos separados por uma caminhada leve. Durante nossa viagem para o lago Faaker, na Áustria, aproveitamos para fazer um day trip pra os Laghi di Fusine. Nesse post, vou reunir as informações mais importantes sobre Laghi di Fusine, como chegar, quando visitar e fotos que te deixarão de queixo caído.

Confira também outras matérias sobre a Itália:

Roteiro pelo Lago di Garda: conheça os vilarejos imperdíveis

Dolomitas: um dia em Val di Funes

O que fazer em Bolonha – roteiro completo

Roteiro de um dia pelo Lago di Como

Verona em um dia: como chegar e o que fazer na cidade do amor

View this post on Instagram

Laghi di Fusine: um tesouro escondido na Itália! 🇮🇹❤️ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Os Laghi di Fusine, localizados na região de Friuli-Venezia Giulia, estão apenas 15 minutos de distância da fronteira com a Áustria e Eslovênia. São na verdade dois lagos, o Lago Superior e Inferior, ambos rodeados pelos Alpes julianos. É possível chegar de carro até a entrada do parque e além de entrada gratuita, as caminhadas são tranquilas e cada cantinho mais lindo que o outro! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Passamos o final da semana em um lago lindíssimo aqui na Áustria, o lago Faaker, e por conta da localidade, aproveitamos para visitar os lagos di Fusine (30 minutos de carro). Quem estiver pela região não pode deixar de visitar! Tá tudinho nos stories! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Foi nossa primeira viagem desde que a quarentena começou em março. Lembrando que as fronteiras de quase todos os países da União Europeia estão abertas para os cidadãos daqui.

A post shared by Alan | Travel Blogger (@omundomechama) on

Laghi di Fusine: como chegar?

Como já disse acima, os lagos estão localizados entre a fronteira da Áustria e Eslovênia e a forma mais fácil de chegar até lá é de carro. Na verdade os lagos só entraram para o nosso roteiro por conta da proximidade com a Áustria, onde passamos um final de semana no belíssimo lago Faaker, no estado austríaco de Kärnten. Os lagos estão bem próximos do vilarejo italiano Travisio, onde tem alguns restaurante e supermercados.

Existe um estacionamento que fica praticamente em frente ao Lago Inferiore, no Parco naturale dei Laghi di Fusine e de lá começam as trilhas. O estacionamento custa 4 euros o dia inteiro mas quando estivemos lá (jun de 2020) não tinha ninguém cobrando nada, provavelmente por conta do coronavírus.

Laghi di Fusine – como chegar partir da Áustria:

  • a cidade de Villach se encontra apenas 30 minutos de carro dos Laghi di Fusine;
  • Viena se encontra mais longe, aproximadamente 4h 30 min de carro.

Para quem estiver na Áustria, minha dica é ter como base um dos lagos que se encontram na região de Villach, como o Faaker See ou Wörthersee e fazer um bate -volta mesmo.

Como chegar a partir da Itália:

  • Veneza se encontra 2h e 30 min de carro;
  • Cortina d’Ampezzo, uma das cidades mais famosas nas dolomitas italianas, está a 3h de distância;
  • Trieste, localizado na costa da Itália e na divisa com a Eslovênia, está 2h de distância.

Aqueles que estiverem na Itália e queiram visitar os lagos, minha dica é combinar com algum lago na Áustria. Por está mais próximo da Áustria do que outras cidades da Itália, é legal pernoitar pela região de Villach.

Como chegar a partir da Eslovênia:

  • Ljubljana, a capital da Eslovênia, se encontra apenas 1h de distância;
  • o belíssimo lago Bled, cartão postal da Eslovênia, também está próximo aos lagos (40 min)

Um ótimo roteiro seria conhecer também o Parque Nacional Triglav, na Eslovênia. Lá existem ótimas trilhas e paisagens maravilhosas. Tanto o lago Bled quanto a capital eslovena,valem a pena uma visita!

Dica: caso tenha tempo, aproveite para conhecer tanto essa região da Áustria quanto a Eslovênia. A partir dos Laghi di Fusine fica tudo relativamente perto. No verão de 2016 passei uma semana na costa da Eslovênia e as praias são belíssimas, sem contar a proximidade com a Itália e Croácia.

O que fazer nos Laghi di Fusine?

TrilhasLago italia

Logo após estacionar o carro e começar a trilha, você verá o Lago Inferiore (920m de altitude). Caminhamos tranquilamente ao redor do lago por aproximadamente 20 minutos e então pegamos uma trilha que nos levaria ao Lago Superiore – com 928m de altitude, o mais bonito de todos. Você verá também um pequeno restaurante que se encontra na beira do lago e é esse caminho que voce deve seguir. Quando tiver andado praticamente metade do lago, você irá se deparar com uma placa indicando para o Lago Superiore. O nível das trilhas é fácil e da pra fazer até mesmo com crianças.Fusine Itália roteiro

O caminho é praticamente o tempo todo pela floresta, super refrescante nos dias quentes e uns 25 minutos depois disso você chegará no Lago Superiore. Ai sim você ficará surpreendido com a beleza do lugar!  Cada cantinho mais lindo do que o outro e da vontade de fazer mil fotos para guardar de recordação.

Alugar um barco

Não chegamos a fazer isso, mas lendo alguns fóruns na internet encontrei várias pessoas falando que é possível alugar um barco no Lago Inferiore. Lembrando que o Lago Superiore é só paisagem e caminhada, já que o único restaurante que por lá se encontra está no alto de uma das montanhas (não chegamos a visitar).

Visitar a montanha MangartO que fazer Fusine

Caso tenha tempo, é possível visitar também a montanha Mangart, nos alpes julianos e localizado bem na divisa com a Eslovênia. Não chegamos a ir pois soubemos dela apenas depois da viagem, mas pelas fotos parece ser lindo! Fica aproximadamente 1h de carro saindo dos Laghi di Fusine e a estrada é bem sinuosa pelas montanhas. Pelo que eu li é necessário passar por um túnel que cobra 5 euros, então tenha cash!

Qual a melhor época para visitar?

Estivemos no final de junho, ou seja no verão e sem duvidas é a melhor época para visitar os lagos. Provavelmente até outubro, início de novembro ainda seja possível ver o lago sem ele estar congelado, mas de dezembro a fevereiro o lago fica dias e dias congelado! Na minha opinião, no inverno os lagos perdem um pouco a beleza, então se possível, visite no verão. Ele é na verdade o lago mais gelado da região de Friuli-Venezia Guilia, acho que isso explica o porque de não ter visto ninguém nadando. Laghi di Fusine roteiro


Ajude o blog!

Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

Confira o melhor plano de seguro para você:  Real Seguro Viagem
Chip internacional para ficar conectado na sua viagem: EasySim4U
Aluguel de carros: Rentcars
Reserve o seu hotel: Booking

Obrigado!

1 Comentário

Deixar um comentário