Em julho tivemos a oportunidade de visitar uma das ilhas mais bonitas da Grécia: Zakynthos ou Zante. Localizado no arquipélago das ilhas jônicas, Zakynthos oferece tudo que um turista procura: praias com diferentes tipos de azul neon, restaurantes charmosos e baratos e hotéis para todos os bolsos. De todas as ilhas gregas que visitei, Zakynthos foi a que mais me marcou. Se está procurando o que fazer em Zakynthos em 3 dias, esse post é perfeito para você!
Nesse post, vou compartilhar com vocês o que fazer em Zakynthos em 3 dias, compartilhando um roteiro completíssimo, dia por dia e outras dicas da ilha, como restaurante em Zakynthos para assistir o por do sol, melhor região para se hospedar em Zakynthos e as praias mais bonitas que você não pode perder!
Como chegar em Zakynthos?
Por sorte a companhia aérea low cost Wizz Air está com ótimos voos para diferentes ilhas gregas e Zakynthos é uma delas. Pegamos um voo em Viena em um sábado as 06:00 e chegamos em Zakynthos as 09:00 (o voo dura aproximadamente 2 horas, porém a Grécia está uma hora a frente em relação ao resto da Europa). Voltamos também com a mesma companhia em uma terça feira, no voo das 09:50 da manhã. Ao total pagamos cerca de 50 euros por pessoa – ida e volta. Ótimo preço!
Caso já esteja na Grécia, a melhor maneira de chegar até Zakynthos é de avião. Infelizmente Zakynthos não está cercada de várias outras ilhas como é o caso de Santorini, de onde é possível ficar pulando de ilha para ilha. A boa notícia é que Zakynthos recebe voos de diferentes partes da Europa e Grécia também. A ilha mais próxima de Zakynthos é Kefalonia: 1h de ferry.
Qual a melhor região para se hospedar em Zakynthos?
Região norte de Zakynthos
Sem pensar duas vezes a região norte! O motivo é simples: as praias mais bonitas estão no norte da ilha, como por exemplo a Navagio Beach – a famosa praia com o navio naufragado. Outras atrações também estão por aqui, como as Blue Caves, o porto de onde parte o ferry para Kefalonia e preços de hotéis mais convidativos. Porém, para essa área de Zakynthos, é necessário um carro para se locomover, caso contrário ficará muito limitado.
Ficamos hospedados no hotel La Grotta, localizado em frente ao porto de Agios Nikolaos e tem uma prainha linda! Daqui partem os principais passeios de barcos que passam pela Navagio Beach e as Blue Caves – lembre-se que a única maneira de chegar até essas atracções é de barco. É uma região super tranquila e romântica, com alguns restaurantes de frente para o mar.
Região sul da ilha de Zakynthos
Agora se for uma viagem entre amigos ou sozinho, e estiver procurando uma boa night life, então recomendo a região de Laganas, no sul da ilha que também está bem localizada, a poucos minutos do aeroporto. Ao contrário da parte norte de Zakynthos, onde a maioria das praias ou quase todas são de pedras, no sul da ilha estão as praias de areias.
Nós ficamos 2 noites no norte da ilha, no hotel La Grotta (clique aqui para conferir) e uma noite no sul da ilha, em Lagunas, no Cactus Hotel, já que o nosso voo de volta era de manhã cedo.
Ajude o blog!
Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!
Confira o melhor plano de seguro para você: Real Seguro Viagem
Chip internacional para ficar conectado na sua viagem: EasySim4U
Aluguel de carros: Rentcars
Reserve o seu hotel: Booking
Obrigado!
O que fazer em Zakynthos em 3 dias – roteiro completo
Dia 1:
- Chegada no aeroporto por volta das 09:00. Pegamos o carro que alugamos com a Europcar através do Rentcars (cerca de 120 euros por 3 dias) e fomos direto para a cidade de Zakynthos tomar café da manhã. A cidade é super fofa, tem um porto e uns restaurantes gostosos em frente ao mar. Caminhamos um pouco pela cidade sem pressa e depois partimos para a primeira praia.
- Dirigimos cerca de 40 minutos até a maravilhosa Makris Gialos Beach. Se trata de uma praia de pedra (a maioria das praias no norte da ilha são assim). Água super clarinha e depois de curtir essa praia fomos almoçar na Taverna Klodiraki, que fica ao lado. Comida deliciosa, ótimo preço e uma vista liiinda para a praia! Tem umas mesinhas do lado de fora mas estava super quente e sentamos dentro. Éramos 4 pessoas e a conta deu uns 70 euros – com entradinhas e bebidas!
- Depois do almoço mais uma praia: Xigia Beach. Além impressionar pela cor da água, oferece também benefícios à saúde. Isso se deve ao fato de que a água que cai no mar passa por rochas sedimentares onde se encontra Enxofre, que faz muito bem a pele e o cabelo. Sai de lá com a sensação de que estava em um spa! Porém a água é suuuuper gelada e tem um cheiro forte de Enxofre – acho que uma das mais geladas que visitamos. Não conseguimos ficar muito tempo! É possível estacionar gratuitamente na rua mesmo e depois descer um morrinho que acaba na praia. Tem um restaurante também onde tem algumas bebidas, comidas e sorvete.
- Pelagaki Beach – está localizada apenas alguns minutinhos de distância da Xigia Beach. Praia tranquila, também de pedra e o acesso é através de uma escada. Tem um restaurante improvisado onde é possível comprar algumas bebidas e tem uns banquinhos para curtir a vista. Paramos lá para tomar uma cervejinha.
- No final do dia fomos para o nosso hotel no charmoso porto Agios Nikolaos e jantamos no delicioso Taverna Porto. Restaurante simples mas com comida divina! Preços ótimos também – jantar para duas pessoas por volta de 30 euros. Recomendo!
Dia 2:
- Depois do café da manhã no nosso hotel – La Grotta, aproveitamos para conhecer um pouquinho da praia do porto Agios Nikolaos que estava em frente ao nosso hotel e a região, já que o passeio de barco para Navagio Beach e Blue Caves só saia as 13:00. A praia possui algumas espreguiçadeiras gratuitas para os turistas e achei o ambiente ideal para quem estiver em Zakynthos com criança. Depois pegamos o carro e fomos dirigindo sem rumo para ver o que achávamos. A região era bem seca – parecia que não chovia a muito tempo. No caminho encontramos o restaurante The Old Windmill (última foto) onde tem umas cadeiras super fofas e uma vista linda para o Mar Mediterrâneo. Infelizmente ele estava fechado (só abre as 13:00) mas consegui tirar algumas fotos.
- As 13:00 pegamos o barco que nos levou para a Navagio Beach e Blue Caves – esse passeio custa normalmente 15 euros por pessoa mas os hóspedes do hotel La Grotta (onde ficamos) recebem de cortesia. O passeio dura por volta de 3 horas. A primeira parada é a praia de Navagio, onde ficamos cerca de 50 minutos e depois pegamos o barco novamente para as Blue Caves, onde tivemos apenas uns 10 minutos para pular na água e curtir um pouquinho. Achei meio corrido, então uma outra opção para quem quiser curtir mais e conhecer outros lugares, é alugar um barco. No porto Agios Nikolaos custa por volta de 120 euros o barco com capacidade para umas 6 pessoas – o dia inteiro. Achei o preço justo.
- Já de volta ao nosso hotel – o barco volta para Agios Nikolaos, onde estávamos hospedados – pegamos o carro e fomos conhecer a praia de Skinari, onde tem um farol e um moinho, super fofo! Está localizado na ponta mais ao norte da ilha de Zakynthos e também precisa descer uma escada até chegar a “praia”. Tem umas espreguiçadeiras gratuitas para os banhistas.
- Navagio Beach View Point – Um dos passeios imperdíveis em Zakynthos é visitar o view point de onde é possível ver a incrível Navagio Beach de cima. Localizado no norte da ilha, é facilmente acessível através de uma trilha de pedras, algumas pontiagudas, até. Minha dica: se possível vá de tênis! Fui de chinelo e foi desconfortável. O melhor horário para visitar é a partir das 12:00/13:00 quando o sol está em cima da praia. Visitamos as 19:00 e metade da praia já estava na sombra. Na parte da manhã a praia fica totalmente na sombra!
Atenção: não existe nenhuma trilha ou algo do tipo que leve a Navagio Beach saindo lá de cima do view point.. A única maneira de chegar até a praia é de barco mesmo. - Porto Vromi – visitamos essa praia no final do dia, já estava na sombra mas tivemos a praia só pra gente. Recomendo visitar durante o dia.
- Jantar na taverna Aeras Maries. Por do sol mais lindo da vida! Esse restaurante fica pertinho da praia de Porto Vromi e recomendo mil vezes pra vocês! Ótimo atendimento, por do sol incrível (por volta das 20:30/21:00) e preço justíssimo. Pedimos dois pratos de entrada – queijo feta com mel e bolinhos de abobrinha), um prato principal com arroz, carne assada e salada e para beber uma cerveja, vinho e uma garrafa de água. Total: 36 euros!!
Dia 3:
- Por ser nossa última noite no norte da ilha, já colocamos todas as malas no carro e partimos para a Stenitis Bay, uma praia meio que secreta, água super clarinha mas difícil de chegar. Fomos de carro, através de uma estrada de pedra e confesso que deu medo. A maioria dos turistas chegam até a Stenitis Bay de barco, fazendo um hop-on hop-off nas praias de mais difícil acesso. Apenas recomendo visitar essa praia de carro caso você se garanta na direção!
- Logo após fomos para Porto Roxa, que assim como a Stenitis Bay, está localizada no oeste da ilha de Zakynthos. Apesar de ser uma praia linda, essa é mais para quem quer deitar e relaxar. Tem um restaurante em frente a praia que oferece não apenas espreguiçadas, mas também camas para os turistas deitarem ao ar livre. Não queria ir embora! Para chegar até a água é preciso caminhar por umas pedras, que podem ser bem pontiagudas. Passamos umas 3 horas por lá e comemos alguns petiscos: duas cervejas, porção de camarão com batata frita e polvo no vinagre. Tudo por apenas 28 euros!
- Apenas 5 minutos de carro se encontra Porto Limnionas, mais uma praia incrível com um restaurante/bar maravilhoso em frente a praia. Não comemos lá mas já ouvi falar muito bem. Assim como em muitas outras praias em Zakynthos, esse restaurante oferece espreguiçadeiras para os clientes.
- Fim do dia e fomos para a badalada cidade de Lagunas, onde ficamos hospedados uma noite no Cactus Hotel. Escolhemos ele por conta da localização: menos de 10 minutos (de carro) do aeroporto e no dia seguinte nosso voo era pela manhã. Não conheci nada na região, nem mesmo a praia que tinha próximo ao hotel, então infelizmente não tenho dicas de Laganas. O hotel em si é bacana, aconchegante, duas piscinas e café da manha delicioso.
- Após check in no Cactus Hotel dirigimos mais ao sul da ilha para jantar na Taverna Lithies Organic Farm, um restaurante com comida orgânica, onde tudo é colhido da fazenda deles. Além de restaurante possui um hotel também. Duas amigas estavam hospedadas aqui e adoraram!
Dia 4:
- Café da manhã no Cactus Hotel. Entregamos o carro no aeroporto e voo de volta para Viena as 09:50.
Dicas e informações gerais sobre a ilha de Zakynthos:
- Recomendo fortemente alugar um carro. Assim você tem a liberdade de visitar o que quiser, quando quiser e sem depender do transporte público. Existem alguns lugares que é possível chegar apenas de carro.
- Pra quem curte mergulho, comprar um snorkling é uma boa! Comprei na cidade onde estávamos hospedados e me custou uns 15 euros. Sapatinho para água e boia também é uma boa pedida!
- Praticamente em quase todos os lugares você consegue pagar com cartão.
- De Zakynthos parte vários voos para outras ilhas gregas, como Santorini, Mykonos, Creta, etc. Visitar Kefalonia, a ilha que fica ao lado de Zakynthos, apenas 1h de ferry também é uma opção.
- Caso não se garanta dirigindo, é possível alugar quadriciclo também. Eles estão por todos os lados na ilha e as estradas são na maioria das vezes boas para dirigir, porém com subidas e curvas.
- Estivemos em Zakynthos no mês de julho e a água fria! Quando retornei a Grécia, em agosto, já estava um pouquinho mais quente. Me disseram que a melhor época para quem gosta de água mais quentinha é setembro.
Leia também:
- Como visitar Meteora, na Grécia
- Faaker See: dicas e roteiro completo pelo lago mais lindo da Áustria
- Áustria: 10 lagos imperdíveis para conhecer nesse verão