Europa

Ilha de Kalymnos – como chegar, quantos dias e o que fazer

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

A ilha grega de Kalymnos, localizada no conjunto de ilhas conhecido como dodecaneso, foi uma das ilhas mais impressionantes que visitei na região. Kos e Rhodes, que são ilhas mais famosas, também estão localizadas no dodecaneso.

Kalymnos é uma ilha que ainda está em desenvolvimento e fica fácil perceber que a ilha ainda não está em seu apogeu. Em julho de 2023, fiquei 5 noites em Kalymnos, o que me possibilitou visitar cada cantinho da ilha.

Se você estiver em busca de uma ilha grega tranquila, sem muito agito e descanso, Kalymnos pode ser a pedida perfeita para você!

Confira também:

Não deixe de acompanhar minhas viagens em primeira mão pelo Instagram: @omundomechama

Como chegar na ilha de Kalymnos

Apesar da ilha de Kalymnos contar com um aeroporto nacional, a melhor maneira de chegar na ilha de Kalymnos é sem dúvidas como fizemos: de ferry boat, vindo da ilha vizinha, Kos. Isso porque o aeroporto de Kalymnos recebe pouquíssimos voos semanais vindo de Atenas e algumas ilhas vizinhas. Além do preço, tornando a viagem de barco bem mais convidativa.

A ilha de Kos se encontra apenas 30 minutos de barco de Kalymnos. Atualmente existem várias empresas que realizam esse trajeto. Para mais informações confira www.ferries.gr/en/. Eu sempre utilizo esse site para buscar ferry na Grécia.

Em seguida, é preciso levar em consideração que em Kos existem dois portos de onde partem os barcos: Kos Town e Mastichari. O porto de Kos Town, como o nome já indica, está localizado no centrinho de Kos. Mastichari está no norte da ilha, sendo este o mais próximo do aeroporto.

Nosso ferry para Kalymnos saiu de Kos Town e a volta foi por Mastichari. Achei Mastichari bem mais descomplicado, fácil de se locomover e perto do aeroporto de Kos – a corrida custou 17 euros e dura apenas 10 min. Caso preferir, também existe um ônibus que sai de Mastichari para o aeroporto de Kos e outros lugares na ilha.

Do aeroporto de Kos até o outro porto da ilha, que fica em Kos Town, a corrida de táxi custou 40 euros e dura cerca de 30 minutos.

Quanto tempo ficar na ilha de Kalymnos?

A resposta vai depender muito do que você estiver afim de fazer em Kalymnos. Nós ficamos 5 dias e 5 noites e foi perfeito para conhecer cada cantinho com calma.

Caso não tenha tanto tempo ou por exemplo estiver mais interessado em visitar apenas as praias em Kalymnos, diria que no mínimo 3 dias.

Ao abrir o mapa, a ilha de primeira parece ser grande, mas logo você percebe que não existem estradas em todos os cantos da ilha. Isso significa que você não vai perder tanto tempo nos deslocamentos. É possível visitar umas 3 praias por dia.

Como se locomover em Kalymnos

Carro: ao planejar minha viagem pela ilha de Kalymnos, nem me passou pela cabeça não alugar carro. Isso porque sei que na maioria das ilhas gregas, carro é o melhor meio de se deslocar. Inclusive, muitos lugares só é possível chegar de carro.

Assim sendo, todo o nosso roteiro pela ilha de Kalymnos foi feito de carro. Alugamos o carro antes, pela companhia Maria Rent a Car. Saiu cerca de 35 EUR por dia – o que é um excelente preço! Pegamos o carro no centrinho de Pothia (Kalymnos Town), por onde chegamos de ferry.

Eu sempre alugo carro com antecedência. Já aconteceu por exemplo em Santorini de chegar no aeroporto e ter que pagar preços absurdos pelo aluguel de carro.

Durante o COVID, visitei muitas ilhas gregas e alugava carro apenas quando chegasse na ilha. Hoje em dia, como as viagens voltaram ao nível antes da pandemia, isso é muito arriscado. Assim sendo, alugue o seu carro antes!

Ônibus: porém, se alugar carro não for uma opção para você, não se desespere! Pelo que percebi, a ilha de Kalymnos é bem servida com os ônibus públicos, apesar de não ter usado. Vi diversos pontos de ônibus pela ilha. Claro, você não vai conseguir ser tão flexível mas já vai quebrar um galho.

Encontrei uma tabela com horários dos ônibus que circulam na ilha. Como só utilizamos o carro, não sei dizer como é a experiência de ônibus.

O que fazer na ilha de Kalymnos

A ilha de Kalymnos possui diferentes facetas. Existem programas para todos os gostos: escaladas, caminhadas, praias incríveis e por ai vai. Como ficamos 5 dias, conseguimos fazer um pouco de tudo.

Confira abaixo dicas do que fazer na ilha de Kalymnos.

Masouri Beach

Essa foi a primeira praia em Kalymnos que visitamos. Confesso que só estive nela no final do dia, já que daqui tem um por do sol belíssimo. Além disso, alguns restaurantes e bares a beira mar. Dica: perfeito para tomar um vinho branco geladinho no restaurante Zorbas. As espreguiçadeiras são gratuitas.

Arginontas Beach

Nessa praia existe um restaurante e um dia pela manhã fomos tomar café lá. Não era nada de especial, mas a praia é linda! Imagino que durante o dia fique mais cheia. Também tem espreguiçadeiras gratuitas.

Emporeios Bay

Localizado no extremo noroeste da ilha, inclusive onde a estrada acaba, se encontra esse charmoso vilarejo. É uma pequena baía, com algumas tavernas e uma igrejinha no topo de uma montanha.

Chora

O vilarejo de Chora, que está localizado apenas 3 km do porto, foi por muitos séculos a capital da ilha de Kalymnos. Caso tenha algum tempo no roteiro, vale a pena fazer um rápido passeio por lá. Tem algumas ruas bonitinhas, com igreja e algumas casinhas brancas, mas fora isso, nada demais. O vilarejo infelizmente está bem acabadinho.

Castelo de Chora

A principal atração em Chora é na verdade o castelo que ali se encontra – ou melhor, no alto de uma colina. O Castelo de Chora é uma das atrações mais famosas na ilha de Kalymnos.

A caminhada até as ruínas dura aproximadamente 25 minutos e exige um nível moderado, diria. Mas não impossível – a questão é que são muitos degraus. Minha dica é fazer a visita logo no início do dia, quando ainda não estiver tão quente.

Foi construído pelos bizantinos no século XI, tomou sua forma final em 1495 e foi habitado até 1812. Onde as ruínas se encontram era na verdade a capital medieval da ilha. Chora foi construída longe do mar e no alto de uma colina justamente para evitar os piratas da época.

A partir de meados do século XVIII, os riscos da pirataria foram desaparecendo e como resultado, a população construiu novas casas fora do castelo, o que hoje em é o vilarejo de Chora, aos pés do castelo.

Pothia (Kalymnos Town)

Pothia, onde se encontra o porto de Kalymnos, é considerada a capital da ilha. Muito provável que você chegará por aqui. Em Pothia é onde tudo acontece: você vai encontrar lojas, restaurantes, pessoas locais e por ai vai. Vale a pena ser visitada, especialmente a noite, a beira mar, na marina, onde fica tudo iluminado.

Gefira Beach

Se você se hospedar em Pothia, ali na região do porto, essa é uma das praias mais próximas – e francamente uma das mais bonitas na região. Essa praia é bem escondidinha na verdade e não tem infraestrutura. Aparentemente existia ali um restaurante, mas hoje em dia está abandonado.

Therma Beach

Apenas alguns minutos andando da Gefira Beach se encontra a Therma Beach. Da mesma forma, sem infraestrutura, o que é uma pena, já que essa praia tem muito potencial de ser um lugar badalado. Por ali se encontram também uns estabelecimentos abandonados. Por último, já na entrada tem uma escada que facilita a entrada até o mar e mais para o final tem uma prainha.

Vlychadia Beach

Na parte sul de Kalymnos, fica a pequena vila de pescadores de Vlychadia. Aqui estão duas praias, mas visitamos apenas a principal, que fica a esquerda, assim que chegar. Ali se encontra o restaurante Paradisio, que foi um dos melhores restaurantes que visitamos.

Estivemos em um domingo, então como esperado, estava bem cheio e a praia é pequena. Muita gente para pouco espaço, não gostei muito mas quando estiver vazia deve ficar uma delícia.

Dica: depois de passar o restaurante Paradisio, se encontra uma simpática taverna. Tem umas mesas do lado de fora e embaixo de árvores. Se continuar, você vai ver um caminho pela colina… vale a pena fazer uma pequena caminhada por ali, não dura nem 5 minutos e tem uma vista linda de Vlychadia.

Palionnisos Bay

Mais um cantinho delicioso que conheci em Kalymnos. Para chegar até aqui é um caminho, mas vale a pena! Por aqui existem três tavernas, sendo uma delas um beach club com música e cadeiras na praia.

Nós ficamos no canto direito (olhando em direção ao mar), onde já não tem pedra ou areia, mas sim uma plataforma de concreto. Uma parte é coberta, então tem uma sombra gostosa e bem menos agitado que na praia em si.

Além disso, nesse lado onde ficamos, está a parte mais bonita da baía. Achei a água no meio e ao lado esquerdo não tão bonita como ao lado direito.

Ilha de Telendos

Um passeio super interessante que fizemos em Kalymnos foi um day trip para ilha de Telendos, que está apenas 5 minutos de barco de Kalymnos. O barco sai de Myrties Beach a cada 30 minutos e custa 3 euros o trecho. A volta também: barcos a cada 30 minutos e o último volta relativamente tarde.

Telendos tem uma história curiosa: essa ilha fazia parte de Kalymnos. No entanto, no século VI, devido a terremotos que ocorreram na região, essa parte se desligou de Kalymnos, se tornando assim, uma ilha própria.

Esqueça carros, ônibus ou qualquer outro meio de transporte: aqui é feito tudo andando. A ilha conta com uma população de aproximadamente 50 moradores, apenas alguns restaurantes e pouquíssimas opções de hospedagem.

Visitamos a Paradise Beach, que é uma praia de nudismo. Fica cerca de 15 minutos andando do centrinho de Telendos, onde chegam os barcos. Ao chegar na ilha, basta virar a direita e seguir reto, passando pelas tavernas e depois um caminho de terra. Durante a ida, você vai se deparar com outras prainhas.

Depois de visitarmos a Paradise Beach, almoçamos na taverna “To Kapsouli” que serve deliciosos frutos do mar. Logo após fomos visitar duas outras praias na ilha: Hohlakas Beach (onde é possível alugar espreguiçadeiras com guarda sol) e a outra que na verdade nem tem nome, rs. De qualquer forma, tem placas indicando o caminho.


AJUDE O BLOG!

Ao planejar suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

Deixar um comentário