América do Norte

4 passeios gratuitos e fora do óbvio em Nova York

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Muitas vezes considerada a capital do mundo, Nova York oferece atrações turísticas para todos os bolsos e gostos. Em jan/2022 visitei a cidade por 10 dias e durante a viagem realizei alguns passeios gratuitos e fora do óbvio em Nova York.

Confira também:

Passeios gratuitos em Nova York e fora do óbvio

passeios gratuitos e fora do óbvio em Nova York
Ilha de Roosevelt

É claro que se você tiver apenas alguns dias, provavelmente irá priorizar as atrações clássicas, como o Empire State, Times Square, etc. Caso possua uns dias soltos durante a sua viagem a Nova York, recomendo fortemente colocar esses passeios no seu roteiro.

Passeio de teleférico para a Roosevelt Island

Teleférico que liga Manhattan com Roosevelt Island

A Roosevelt Island é na verdade um dos bairros de Nova York. O bacana é que o bairro é na verdade uma ilha!

Uma das maneiras de chegar até a Roosevelt Island é com o teleférico, que liga a Manhattan com o bairro. O bacana é que o funicular faz parte do transporte público da cidade, o que significa que você pode fazer o passeio sem ter que pagar nada extra para usar o teleférico (caso possua o cartão de transporte público da cidade de Nova York).

A viagem com o bondinho dura aproximadamente 5 minutos. A maioria dos turistas visitam a ilha apenas pelo passeio com o bondinho, mas caso tenha tempo sobrando, recomendo dá uma volta pela ilha.

Passamos aproximadamente duas horas na Roosevelt Island, que possui algumas atrações para os turistas, sendo elas:

  • Renwick Ruins, hospital aberto em 1856 para tratar pacientes com varíola. Foi o primeiro centro médico aberto no país para tratar tal doença. Hoje em dia resta apenas as ruínas.
  • Estatua em homenagem a Roosevelt, localizado no sul da ilha. Foi o presidente dos Estados Unidos durante 1933-1945, no auge da Grande Depressão do país.
  • Passear pelo calçadão a beira do rio East, apreciando assim uma vista incrível de Manhattan.

É possível caminhar toda a ilha em aproximadamente uma hora. Quem preferir, pode pegar o ônibus gratuito que sai da estação onde chega o bondinho e percorre a ilha.

Estátua da Liberdade gratuita e Staten Island

Muita gente não sabe, mas a Staten Island é um dos distritos de New York. Além disso, existe uma maneira de visitar a ilha de ferry gratuitamente e de quebra ver a Estátua da Liberdade!

Acontece que existe esse ferry que liga Manhattan com a ilha de Staten Island. O trajeto por si já é uma atração bacana, já que passa perto da Estátua da Liberdade.

Infelizmente você não a verá bem de pertinho, tão pouco o ferry para na ilha, mas é uma ótima maneira para quem quiser ver a Estátua da Liberdade gratuitamente.

A viagem começa em Lower Manhattan, na estação de ferry Whitehall Terminal. De lá partem os barcos, 24 horas por dia, a cada 30 minutos, com destino a Staten Island.

A viagem dura aproximadamente 20 minutos e para quem gosta de compras, pode também visitar o Empire Outlets, localizado na Staten Island. Nesse shopping a céu aberto, é possível encontrar marcas como GAP, Levi’s, GUESS e muitas outras com preços atrativos. Fica apenas 5 minutos andando da estação onde os passageiros desembarcam.

Também é possível fazer apenas o passeio de barco, desembarcar na estação na Staten Island e pegar o ferry de volta a Manhattan. Para aqueles que tiverem tempo, recomendo dá uma voltinha pela ilha, é super interessante!

Dica extra: tente visitar durante o dia, mas planeje a volta quando já estiver escuro. Assim você consegue ver a Estátua da Liberdade tanto de dia, quanto de noite e ainda o skyline de Manhattan todo iluminado.

Cruzar a Manhattan Bridge

Muitas vezes passada despercebida por conta da sua vizinha mundialmente famosa, a Brooklyn Bridge, a Manhattan Bridge também tem seu charme.

A Ponte de Manhattan liga Chinatown em Lower Manhattan com o centro de Brooklyn. A ponte possui sete faixas de tráfego de veículos, quatro linhas de trem, uma passarela para pedestres e uma ciclovia separada.

Pela ponte passam muitos carros e trens que infelizmente produz uma poluição sonora um pouco desagradável. Porém, mesmo assim, é um passeio bacana e com menos turistas do que a Brooklyn Bridge.

Um super passeio seria cruzar a Manhattan Bridge, passando pela região de DUMBO para a famosa foto e relaxar tomando um bom drink no delicioso Time Out Market. Se ainda tiver disposição, pode também cruzar a Brooklyn Bridge, outra atração famosíssima na cidade para voltar a ilha de Manhattan.

DUMBO se tornou nos últimos anos uma das regiões mais queridinha pelos turistas na cidade de New York!

Localizado no bairro do Brooklyn, DUMBO que significa Down Under the Manhattan Bridge Overpass, oferece aquela famosa foto aos turistas pertinho da Manhattan Bridge.

DICA: o local onde os turistas tiram a tal foto está na intersecção da Washington Street com a Water Street. Porém, justo no final da rua existe um parque (vídeo) de onde também se tira fotos maravilhosas e com menos turistas.

Little Island – parque flutuante de Nova York

Inaugurado em maio/2021, o parque Little Island @ Pier55 com esculturas em forma de tulipas, está localizado nas águas do Hudson River, o rio que separa Manhattan de New Jersey.

Após a passagem do Furacão Sandy na região, o Pier 54 foi severamente danificado. Assim sendo, as autoridades decidiram reconstruir esta área e assim nasceu a ideia deste projeto ambicioso!

Planejado por Thomas Heatherwick, o mesmo responsável pelo design do The Vessel, o parque possui 35 espécies de árvores, 70 espécies de arbustos e cerca de 200 espécies de plantas, ervas e flores.

Além de ser um super passeio na cidade de New York, a entrada é gratuita! A Little Island está aberta ao público das 6 da manhã até as 23:00 (21:00 durante o inverno) e nos meses quentes é uma ótima pedida para um piquenique no gramado.

Antes de visitar, é sempre bom conferir o website do parque. Às vezes, devido a certas condições climáticas, a Little Island fecha mais cedo: littleisland.org

Dica extra: o parque fica próximo ao Chelsea Market, um dos mercados gastronômicos de New York City.


AJUDE O BLOG!

Ao planejar suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

Deixar um comentário