Áustria

4 passeios diferentes em Viena para quem ama natureza

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Estamos vivenciando a segunda onda do coronavirus em toda Europa e no dia 17 de novembro começou o novo lockdown na Áustria, que vai até no mínimo 6 de dezembro. Pra quem me acompanha pelo instagram @omundomechama sabe que uma das maneiras que encontrei de espairecer a cabeça em tempos difíceis, foi passando mais tempo na natureza. Diferente do primeiro lockdown, onde a população só podia usar o transporte público em casos excepcionais, o segundo isolamento social nos permite usar o transporte público para se deslocar até chegar a uma floresta, por exemplo.

Confira também:

Assim sendo, resolvi escrever esse post com 4 passeios diferentes em Viena para quem ama natureza e queira se distrair em tempos de pandemia.

Rudolfshöhe – Purkersdorf

lugares para caminhar em Viena

Rudolfshöhe, uma pequena montanha (475 metros) localizada nos bosques de Viena (Wienerwald), fica apenas alguns minutos de trem de Viena, no vilarejo de Purkersdorf. Além de ser uma caminhada relaxante de nível fácil com algumas subidinhas, o mais interesse é a “Aussichtswarte Rudolfshöhe”. Em resumo, é uma torre de aproximadamente 28 metros feita toda de madeira! Os visitantes podem subir até o topo gratuitamente de onde se tem uma vista espetacular!

Em um dia ensolarado, é possível ver até mesmo o Schneeberg e o Ötscher. Fizemos essa caminhada em cerca de 2 horas, mas existem várias rotas, outras mais longas e mais curtas.

COMO CHEGAR: Em princípio, a maneira mais fácil de chegar até lá de transporte público é pegando o trem S50. Ele passa pelas estações Westbahnhof e Hütteldorf e após alguns minutos, basta descer na estação “Purkersdorf Zentrum”. Em seguida, siga as plaquinhas indicando ou coloque no GPS “Rudolfshöhe”.

Pötzleinsdorfer Park

Essa dica você não vai precisar nem sair da cidade! O Pötzleinsdorfer Park, também conhecido como Pötzleinsdorfer Schlosspark, é um dos destinos mais conhecidos para caminhada no 18° distrito de Viena. O parque conta com várias atrações, como por exemplo parquinhos para criança e até mesmo um pequeno zoológico ao ar livre. Os visitantes podem acariciar alguns animais como cabras, ovelhas, perus, galinhas, patos e gansos.

Estivemos recentemente por lá e caminhamos sem pressa, curtindo a natureza até chegar a Schafberg, um monte com 390 metros de altura. De lá é possível apreciar a vista da cidade de Viena. Uma curiosidade é que o parque foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial. Por conta disso, o ele permaneceu fechado por uns anos e foi reaberto em junho de 1949.

COMO CHEGAR: assim como nós fizemos, você pode pegar o tram de número 41 que para em frente a entrada principal do parque. Estação: Pötzleinsdorf. Por outro lado, no caminho de volta você pode descer a pequena montanha que falei e após uns 15 minutos caminhando, pegar o tram 43 na estação Neuwaldegg.

Burg Liechtenstein

Foto: Burg Liechtenstein

A cidade de Mödling, localizada ao lado de Viena, conta com alguns castelos e ruínas, entre eles o Castelo Liechtenstein, provavelmente o mais famoso de todos. Ele foi mencionado pela primeira vez em um documento em 1330 e de lá pra cá foi destruído duas vezes. Em 1683, após o Segundo Cerco turco de Viena, o castelo ficou em ruínas por anos. Em 1808 a família real de Liechtenstein, A Casa de Liechtenstein, comprou o castelo e o restaurou no estilo neo-românico. Desde então, é uma propriedade da família nobre. É possível fazer uma visita guiada dentro do castelo, mas por conta do COVID, o castelo se encontra fechado, sendo possível assim, apenas apreciá-lo de fora.

Em seguida, visitamos também a Schwarzer Turm, uma torre em forma de ruína artificial que foi construída pelo Príncipe Liechtenstein por volta de 1810. Originalmente servia como apartamento do guarda florestal. Além disso, no caminho entre o castelo e a torre, encontra-se um anfiteatro romano, também artificial. Construído no início do século XIV, foi inspirado no Coliseu de Roma.

anfiteatro artificial

COMO CHEGAR: Mödling se encontra apenas 15/20 minutos de trem saindo de Viena. Ao desembarcar na estação de trem, coloque no GPS “Burg Liechtenstein” e siga as instruções. São aproximadamente 35 minutos andando e possível ir pela floresta, como fizemos. Não se preocupe: as placas são todas sinalizadas. Lembrando que por estar uma zona fora da cidade, é preciso comprar um ticket extra – 2,40 euros.

Grinzing & Nussberg

vinhedos em viena

É provável que você já tenha ouvido falar em Grinzing e Nussberg. São duas regiões famosas pelos vinhedos e vinícolas localizadas no 19° distrito da cidade de Viena. Apesar de o verão ser a melhor época para visitar e beber uns bons vinhos, ainda assim a região possui seu charme no inverno. De certo pontos, é possível ver o skyline de Viena e até mesmo o rio Danúbio! As vinícolas mais conhecidas como Mayer am Nussberg e Wieniger am Nussberg, por exemplo, estão nessa região. Infelizmente por conta do coronavirus, se encontraram fechados até pelo menos 6 de dezembro.

COMO CHEGAR: confesso que quase sempre visito os vinhedos de bicicleta, mas de transporte público é super fácil. Basta pegar o tram de número 38 e descer no ponto final, Grinzing. A partir dali existem várias rotas que levam aos vinhedos. Uma dica é colocar no GPS “Mayer am Nussberg” e depois de uns 30 minutos caminhando você já estará nos vinhedos.


AJUDE O BLOG!

Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

      • Reserve o seu hotel através do Booking.
      • Ganhe até R$350 de desconto na sua primeira viagem quando se cadastrar no Airbnb.
      • Confira o melhor plano de seguro viagem com a Real Seguro Viagem.
      • Aluguel de carros Rentcars.

Obrigado!

2 Comentários

  1. Alan, parabéns pelos posts.

    Gostaria de agradecer pelas interessantes informações de lazer que você tem compartilhado pelo Instagram e por aqui também (que acabei de descobrir)!

    Tudo bom e sucesso!

    Abraços…

Deixar um comentário