Grécia

O que fazer na ilha de Tinos, na Grécia – roteiro completo e dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Localizada no grupo de ilhas conhecido como as Cyclades, Tinos é uma das ilhas grega próximo a Mykonos e Andros. Belas praias de areia, vilarejos tradicionais e uma arquitetura típica das ilhas Cyclades, a ilha sabe como cativar os visitantes.

O Mundo Me Chama também está no Instagram e te convido para me acompanhar por lá também: @omundomechama

https://www.instagram.com/p/CQ6PdRCsJCo/

Além disso, existe uma outra razão pela qual a ilha de Tinos se destaca: a igreja Panagia Megalochari. Todos os verões, no dia 15 de agosto, quando a Virgem Maria é celebrada, há muitas festividades a decorrer em toda a ilha – desde festas a festivais culinários.

Dica: evite essa semana na ilha. O preço de tudo fica bem mais alto!

Conheça a ilha de Tinos, na Grécia

dicas da ilha de Tinos

Estive na ilha de Tinos pela primeira vez em julho de 2021. Passamos dois dias completos na ilha e foi suficiente para ver as principais atrações. Chegamos num sábado, por volta das 15:00 e na segunda as 15:00 continuamos viagem para Syros, ilha ao lado.

Confira mais dicas da Grécia:

Quem tiver mais tempo e queira conhecer a ilha com mais calma, recomendo 3 dias. Como nossos dias infelizmente estavam contados, só conseguimos ficar dois dias.

roteiro Tinos Grécia

Apesar de estar localizada ao lado da badalada Mykonos, a ilha de Tinos conseguiu manter o seu charme. A ilha possui restaurantes e bares charmosos, mas com preços bem mais atrativos que Mykonos, por exemplo.

Como chegar na ilha de Tinos?

Visualização da imagem

Antes de mais nada, a ilha de Tinos é perfeita para montar um roteiro bacana pelas ilhas Cyclades. Isso porque é possível chegar até outras ilhas, como Mykonos, Syros, Andros, etc. em pouco tempo de ferry.

Confira agora a distância de Tinos a partir de outras ilhas

Mykonos – apenas 20 a 30 min de distância, dependendo do ferry. Existe no mínimo quatro empresas que realizam o trajeto Mykonos-Tinos e o valor começa a partir de 8 EUR.

Syros – as companhias Sea Jets, Blue Star Ferries e Fast Ferries conectam a ilha de Syros a ilha de Tinos em apenas 20-40 min (dependendo da companhia – Sea Jets são ferrys de alta velocidade).

Andros – a ilha de Andros, que na verdade é a ilha Cyclades mais próxima do continente, se encontra apenas 1h 30 min de Tinos.

Para reservar ferry recomendo o site ferries.gr e depois comprar direto no site da companhia.

Onde se hospedar na ilha de Tinos?

Antes de mais nada, já aviso que a “night life” da ilha está no centrinho de Tinos (Chora ou Tinos Town). Aqui se encontra os principais restaurantes e bares.

Em seguida, existem também outras acomodações em outras partes da ilha, mas é provavelmente que a noite você virá para Tinos Town.

Por último, Tinos Town é onde está localizado o porto que você chegará e partirá também.

Dica de hotel na ilha de Tinos

Durante a viagem, nos hospedamos no Venus Minimal Hotel. Possui uma localização estratégica, no centrinho de Tinos e próximo ao porto.

onde se hospedar em Tinos
Foto: Venus Hotel

O Venus Minimal Hotel está localizado em Chora de Tinos (o centrinho) e alguns quartos dispõem de um terraço com uma vista para o mar.

É possível encontrar quartos a partir de 56 euros o casal, com café da manhã incluído.

Para conferir os valores do hotel na data desejada, clique aqui: Venus Minimal Hotel

Os quartos são climatizados, o hotel oferece WiFi gratuito e recepção aberta 24 horas.

Além disso, é possível reservar a diária com o café da manhã incluído. É bem simples, com café, pão, queijos e iogurte grego, mas vale a pena.

Como se locomover pela ilha de Tinos?

Assim como outras ilhas gregas, a melhor maneira de se locomover pela ilha de Tinos é de carro. É possível fazer os passeios de ônibus também, porém os horários são irregulares.

Pesquisando, descobri que os ônibus partem do porto e levam os passageiros para diversas partes da ilha. Os itinerários variam em função da estação e da procura. Para conferir os horários clique aqui

Não cheguei a usar, já que estivemos de carro durante toda a viagem, porém ouvi falar que sim, funciona! É uma opção para quem não tem carteira de motorista ou não queira dirigir.

Por último, minha dica é alugar o carro com antecedência, por exemplo pelo site Rentalcars.

Roteiro de três dias pela ilha de Tinos, na Grécia

Apesar de termos passado três na ilha de Tinos, na verdade foram cerca de 48 horas. Chegamos num sábado pela tarde e deixamos a ilha na segunda, também pela tarde.

Escrevi que foram três dias em Tinos, mas no caso você pode adaptar, facilmente fazendo os mesmos passeios em dois dias em Tinos.

Primeiro dia

Chegamos no porto de Tinos por volta das 14:00 e de lá mesmo pegamos o nosso carro para os próximos dois dias. Alugamos o carro através da Rentalcars e custou algo em torno de 30 euros por dia.

Minha dica: reserve com antecedência! Dirigimos por volta de 5 minutos até o centro de Tinos onde fizemos check in no nosso hotel.

Como as praias mais bonitas da ilha de Tinos estão mais afastadas, resolvemos conhecer uma praia próxima ao centro.

A praia se encontra próximo ao centro se chama Stavros beach e apesar de não ter aquele azul que conhecemos da Grécia, é uma boa pedida para se refrescar nos dias quentes. Boa parte da praia é de pedra, então para os que tiverem, levem o sapatinho para as pedras.

Visualização da imagem

A igreja de Nossa Senhora de Tinos

Aproveitamos também para conhecer essa igreja. Em inglês, é chamado de Our Lady of Tinos Church of Miracles. Lembra que falei no início do post sobre o evento que acontece todo ano em agosto?

Em grego é chamado de “Panagia Evangelistria”, “Megalochari” ou “Panagia tis Tinou”. Panagia é a palavra que usam em grego para a Virgem.

Visualização da imagem

Em poucas palavras, a igreja foi construída no local onde o Ícone da Anunciação da Virgem Maria foi miraculosamente descoberto, depois que uma Freira, chamada de Pelagia, ter tido uma visão.

Os fiéis acreditam que o Ícone realiza milagres, e há histórias inspiradoras da intervenção redentora da Virgem Maria, que as pessoas tiveram a sorte de experimentar após dedicarem fervorosas orações a Ela durante os tempos difíceis das suas vidas.

Essa igreja é um importante centro de peregrinação para os cristãos ortodoxos gregos, atraindo pessoas de todo o mundo. Além disso, é provavelmente o centro religioso mais importante de toda a Grécia!

Nesse espaço a direita é onde os fiéis fazem a peregrinação

Anualmente, milhares de pessoas vem até aqui em busca de ajuda a Virgem Maria ou pagar promessas, muitas vezes subindo ajoelhado até a igreja. Desde o centrinho de Tinos até o topo onde se encontra a igreja, são cerca de 700 metros!

Dica de restaurante na ilha de Tinos

De volta ao hotel, fomos jantar no centrinho de Tinos (Tinos Town). Confira agora uma ótima opção de onde jantar na ilha de Tinos.

To Koutouki – esse restaurante é um charme, no centrinho da cidade de Tinos, conhecido em inglês como Tinos Town. Possui apenas algumas mesas do lado de fora – se possível, reservar antes.

A comida estava deliciosa, atendimento excelente e preços incríveis. Pedimos duas cervejas grandes (€3,50 cada) / torta de alcachofras (7 EUR) / porção de queijo de cabra fresco, típico da ilha (6 EUR) e uma porção de camarões fritos – 10 euros.

Drunk Sinatra – depois do jantar, fomos tomar um drink no badalado Drunk Sinatra – também em Tinos Town, se trata de um rooftop bar no centrinho da cidade.

Eu pedi um gin tonic (7 euros). O bar também oferece drinks mais elaborados, na casa dos 10-12 euros. Bacana sentar e observar o movimento lá de cima.

Segundo dia

Depois de tomar café da manhã no nosso hotel, dirigimos até o norte da ilha para visitar a primeira praia do dia.

Rochari Beach – praia na ilha de Tinos

Uma das praias mais bonitas que visitamos, localizado na parte norte da ilha de Tinos. Para ser mais exato, cerca de 40 minutos de carro do nosso hotel.

Tem um beach club onde da para estacionar gratuitamente. No menu, bowls, tacos, etc. Na areia existem várias espreguiçadeiras, custando 4 euros por pessoa.

Por último, não deixe de visitar a parte da direita da praia (olhando em direção ao mar o lado direito). Lá a água é clarinha e da pra tirar fotos bem bacanas!

Panormos Bay

Depois paramos nesse vilarejo de pescadores para almoçar a beira mar, um charme! Os preços também são imbatíveis, para se ter uma noção, pedimos uma taça de vinho, uma cerveja grande e petiscos de carne por apenas 13 euros! Não deixe de explorar também o vilarejo!

Abada Beach

No mesmo dia visitamos essa praia. Fica 30 minutos de carro do hotel e perfeito pra quem gosta de dividir o tempo na parte com pedra e areia, tem um pouco dos dois. Na praia mesmo tem um bar com bebidas (bem geladas, por sinal). Aqui duas espreguiçadeiras com guarda sol saem por 10 euros. Quem quiser, pode comer também por aqui. Na beira do mar tem várias tavernas charmosas com frutos do mar.

Ysternia Beach

Ao visitar a praia que acabei de falar acima, a Abada Beach, aproveite para visitar a Ysternia Beach – praia do lado. Essa é toda de areia e água azulzinha. Atenção: aqui não tem guarda sol para alugar, pelo menos não tinha em 2021.

Diko Mas – de volta a capital, fomos jantar nesse charmoso restaurante em Tinos. Se encontra apenas 10 minutos andando do centrinho de Tinos.
o que fazer na ilha de Tinos

Restaurante focado em frutos do mar, vale a pena a visita para quem estiver em busca de um jantar com uma vista.

Perfeito também para assistir o pôr do sol em Tinos e uma curiosidade: a partir desse restaurante é possível ver a ilha e Mykonos. Com as luzes acessadas fica um charme!

Pedimos uma salada típica da ilha (9 euros), camarão grelhado (16 euros), polvo grelhado (15 euros) uma porção de batata frita (4 euros). Para acompanhar, vinho branco (5 euros a taça).

Myrtilo Bistro – mais uma dica de bar em Tinos. Lugar super fofo, com mesinhas do lado de fora. Me lembro que tomei um drink delicioso, mexido com gin, rosas, limão e melão – 10 euros.

Terceiro dia

Eu digo terceiro dia na ilha, mas na verdade passamos apenas metade do dia na ilha. O nosso ferry para Syros saia por volta das 15:00 mas mesmo assim deu para aproveitar mais um dia.

Aetofolia – vilarejo grego cênico com casas brancas típicas

O que fazer em Tinos na Grécia

Começando o dia nesse vilarejo super fotogênico, localizado 30 minutos de carro de Tinos Town. Fomos pela manhã e mais parecia uma cidade fantasma, não tinha ninguém! A parte boa é que consegui fazer fotos lindas!

Kolympithra Beach

roteiro ilha de Tinos

Essa praia está apenas 15 minutos do vilarejo de Aetofolia. A água tem um azul belíssimo e vale a pena uma visita. São duas praias na verdade: a praia da esquerda e de areia e mais tranquila e no meio parte de pedra.

Victoria Rooms & Restaurant

o que fazer na ilha de Tinos

Almoçamos nesse restaurante que está pertinho da Kolympithra Beach. Fica numa parte alta da ilha, então de lá se tem uma vista linda para a Kolympithra Beach. Os preços também são ótimos! Um almoço para dois saiu por 26 euros: duas cervejas, uma porção de lulas frita, queijo da ilha e porção de tzaziki.


AJUDE O BLOG!

Ao planejar suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

É muito simples! Basta clicar nos links abaixo e fazer sua reserva:

Deixar um comentário