No finalzinho de julho estive em Syros com três amigos, uma das ilhas gregas que mais mexeu comigo. Ermoupoli, considerada a capital não apenas da ilha de Syros mas de todo o arquipélago das ilhas cíclades, tem uma atmosfera vibrante e você se depara o tempo todo com pessoas locais. Nesse post, vou dividir com vocês o que fazer em Syros: dicas de praias, passeios imperdíveis, restaurantes e muito mais!
Confira também:
- Grécia: onde comer em Syros – dicas de restaurantes & bares
- O que fazer em Zakynthos em 3 dias – roteiro completo e dicas
- O que fazer em Rhodes na Grécia – roteiro completo e dicas
Como chegar na ilha de Syros
Chegando em Syros a partir de Atenas
Chegar em Syros foi relativamente fácil, já que a companhia Blue Star conecta o porto de Piraeus, em Atenas e Syros em cerca de 4h – viagem de ferry. A maioria dos turistas chegam de ferry mas a ilha possui um aeroporto também. O Aeroporto Nacional de Syros recebe diariamente voos de Atenas e a viagem dura cerca de 30 minutos. A companhia aérea Sky Express realiza o trajeto mas a viagem pode custar até 200 euros (ida e volta – saindo de Atenas).
Pegamos o barco em Piraeus as 7:30 e por volta das 11:30 chegamos em Syros. A Blue Star opera duas vezes por dia com destino a Syros partindo de Atenas: as 07:30 e 17:30 ou 18:00 – depende do dia. Em geral a viagem custa 30 euros – apenas uma ida por pessoa.
A companhia Sea Jets faz o mesmo trajeto na metade do tempo, ou seja em 2h, porém os tickets custam na maioria das vezes o dobro do preço.
Dica: estudantes que possuem a Carteira Internacional de Estudante (ISIC) possui 50% de desconto em todos os trajetos realizados pela Blue Star. Para isso é necessário comprar através do site da companhia: Blue Star Ferries. Na opção “Passenger Type” selecione “ISIC Card Holders – 50%“.
Como chegar em Syros a partir de outras ilhas gregas
Syros está rodeada por outras ilhas, o que a faz ideal para island hopping, ou seja, ficar pulando de ilha para ilha. Você pode chegar facilmente a Syros a partir das seguintes ilhas:
- Mykonos (30 min);
- Tinos (40 min);
- Paros (1h 40 min);
- Naxos (3 horas);
- Ios (5 horas) entre outras.
Para comprar os tickets, recomendo o seguinte site: Ferries.gr
Atenção: por conta da pandemia de coronavírus, os ferrys na Grécia só estão operando com 50% da capacidade. Recomendo comprar os tickets o quanto antes para não ficar sem. Acabei demorando para comprar a volta Syros-Atenas e não tinha mais. Tivemos que passar uma noite em Paros e de lá seguir viagem para Atenas.
Entendendo a ilha de Syros
Syros é uma ilha localizado no arquipélago das ilhas cíclades, assim como a famosa e badalada Mykonos. Possui aproximadamente 25 mil habitantes, estando boa parte dos moradores na capital, Ermoupoli. Ano Syros, cidade construída em cima de uma colina ao lado de Ermoupoli, é a segunda maior cidade da ilha.
A ilha é riquíssima em cultura e ideal para quem quiser se sentir grego por uns dias rs. Não sei se foi por conta do coronavírus, mas as vezes tínhamos as impressão de que eramos os únicos turistas na cidade (o que era ótimo). Da pra ver que o turismo em massa ainda não chegou por lá, mas acredito que em alguns anos será super famosa como outras ilhas gregas.
As praias mais bonitas em Syros estão localizadas no norte da ilha, que por sua vez só podem ser acessadas de barco – ou dirigir até certo ponto e caminhar por uns 50 minutos. A segunda maneira não era opção para nós devido ao calor e que a caminhada é feito embaixo do sol e sem sombras. Mas isso não significa que as outras praias sejam feias, nada disso. São lindas também, porém as praias do norte são paradisíacas e com água mais clarinha.
Onde se hospedar em Syros
Ermoupoli
Como éramos 4 pessoas, alugamos um apartamento através do Booking no centro de Ermoupoli e foi sem dúvida a melhor opção. Barzinhos e restaurantes abertos até tarde, da pra ir para o porto andando e de lá mesmo existem várias companhias para alugar carro, etc. Assim sendo, Ermoupoli é a melhor opção caso esteja viajando sozinho, com amigos ou até mesmo em casal. Confira aqui a nossa hospedagem: Afroditi Apartments.
Ano Syros
Ano Syros, a cidade que fica ao lado, também tem uma vida noturna ótima e várias opções de bares e restaurantes. O único problema é que são vários lances de escada para chegar até lá ou usar carro toda vez que for descer para visitar pontos turísticos e praias. Por outro lado, de lá se tem as vistas mais bonitas. Clique aqui para conferir acomodações em: Ano Syros.
Kini – Hotel Pino di Loto
Agora se estiver procurando algo mais rustico e romântico, recomendo se hospedar em algum vilarejo fora de Ermoupoli, como Kini, por exemplo. Lá está localizado um dos melhores hotéis da ilha que tive a oportunidade de conhecer: Pino di Loto. Por estar localizado no lado oeste da ilha, o hotel tem uma vista privilegiada para assistir o por do sol. No vilarejo onde o hotel se encontra, Kini, existem alguns restaurantes a beira mar super charmosos. Quando eu voltar a Syros, com certeza será o lugar onde vou me hospedar! Confira aqui o hotel: Pino di Loto.
Ajude o blog!
Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!
Reserve o seu hotel: Booking
Confira o melhor plano de seguro para você: Real Seguro Viagem
Aluguel de carros: Rentcars
Chip internacional para ficar conectado na sua viagem: EasySim4U
Obrigado!
O que fazer em Syros
Ficamos 3 dias em Syros e conseguimos ver bastante coisa! Se tivéssemos ficado uns 4/5 dias, teríamos visto com mais calma. Nossos dias se resumiram em visitar praias e conhecer barzinhos e restaurantes. Para isso vou fazer um post separado: dicas de onde comer em Syros.
Dia 1 em Syros:
Chegamos em Syros/Ermoupoli por volta das 11:30. Fomos direto para o nosso apartamento, deixamos as nossas malas e fomos procurar um carro para alugar. Acabamos achando uma empresa na rua principal mesmo, em frente ao porto chamada Gaviotis. Alugamos um Fiat Panda e pagamos 35 euros por dia. Na verdade queríamos usar o transporte público, mas como éramos 4 pessoas, ficou mais fácil alugar um carro para se locomover.
Ciel Beach Club
Nossa primeira parada foi o badalado Ciel Beach Club. Está localizado em um dos finais da cidade de Ermoupoli e possui uma praia em frente ao bar. Ótima atmosfera, pessoas locais, além de espreguiçadeiras para os clientes. É uma das poucas praias na cidade de Ermoupoli e quem não quiser ir ao bar, pode usar apenas a praia mesmo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀PS: por praia entende-se um pedaço de concreto em frente ao mar e uma escadinha que possibilita o pessoal a entrar na água. Eu particularmente prefiro assim do que areia! Rs
Agathopes Beach
Depois pegamos o carro e descemos mais ao sul da ilha para visitar a Agathopes Beach. Praia de areia num ambiente bem familiar.
Final do dia e fomos jantar na cidade mesmo. Várias opções de restaurantes e barzinhos. Ficam abertos até tarde – todo dia íamos jantar depois das 21:00.
Dia 2 em Syros:
Megas Gialos Beach
Depois do café da manha partimos para a primeira praia do dia: Megas Gialos. Fica uns 15 minutos de carro de Ermoupoli e começamos por lá porque queríamos acabar o dia em Galissas. Praia super gostosinha também, com algumas pedrinhas e água tranquila. Tem umas casas branquinhas em frente ao mar, deixando a paisagem linda!
Ampela Beach
Logo após dirigimos mais um pouquinho para a Ampela Beach. No final nem entramos na água lá, apenas almoçamos no restaurante que fica em frente a praia. Comida deliciosa e ótimo preço. Recomendo as porções de camarão e calamari (lula frita). Ao total pagamos 50 euros – almoço para 4 pessoas com drinks. Ótimo preço!
Galissas Beach & Armeos Beach (praia de nudismo)Depois do almoço subimos em direção a Galissas Beach, uma das praias mais famosas na ilha de Syros. O motivo da nossa visita não foi nem essa praia em si, mas uma outra que fica pertinho dela: Armeos Beach – praia de nudismo em Syros! Ela fica bem escondidinha, sendo preciso subir uma pequena colina pra chegar até lá (coisa de 10 minutos andando – tem uma placa indicando a subida). Foi uma das praias mais bonitas que visitamos e por mais que seja uma praia de nudismo, você não é obrigado a ficar pelado, apenas se quiser.
Depois subimos até uma igrejinha que fica no topo da montanha no caminho, de onde se tem uma vista lindíssima! Não deixe de visitar!Por do sol no hotel Pino di Loto
Logo após fomos assistir o por do sol mais lindo da vida no hotel Pino di Loto. Falei dele aqui pra vocês, né? A dona do hotel, Terezdina, é uma fooofaa e simpatia em pessoa! Nos deu as melhores dicas e no final da noite até se encontrou com a gente em Ermoupoli para uns drinks. Infelizmente o bar é apenas para hóspedes, mas vale a pena mandar uma mensagem e perguntar se é possível receber alguém de fora – @pinodilotosyros.Jantar no vilarejo de Kini
Após o por do sol fomos jantar em um dos restaurantes charmosos em frente ao mar no vilarejo de Kini, onde o hotel Pino di Loto está localizado. Tem algumas opções bacanas mas acabamos por escolher o Dyo Tzitzikia. Depois dirigimos de volta para Ermoupoli e saímos a noite para tomar uns drinks no Baba Bar. O dono do bar também é uma simpatia em pessoa.Dia 3 em Syros:
Ano Syros – vilarejo com casinhas brancas
Nosso último dia na ilha de Syros e fomos já pela manha conhecer o lindíssimo vilarejo de Ano Syros. Lá sim você vai se sentir na Grécia que a gente conhece por fotos: as casinhas brancas e flores. Fomos por volta das 11:00 e estava super calor mas as ruas estavam vazias. Me disseram que a noite se transforma e fica super badalado. Tiramos umas fotos incríveis!Passeio de barco – praias do norte
Depois de visitar Ano Syros, devolvemos o carro e pegamos um táxi até Kini (vilarejo que estávamos na noite anterior) para fazer o passeio de barco para conhecer as praias do norte – que é onde estão as praias mais bonitas em Syros. O táxi de Ermoupoli até Kini custa 10 euros o trecho e o passeio de barco 25 euros por pessoa. Existe apenas uma companhia que faz esse passeio: Syros Adventures. Eles realizam o passeio 3x ao dia: 10:30 / 12:30 / 14:30 mas por conta do corona, pode ser que eles realizem apenas 1x ao dia.
Clique aqui para entrar em contato e reservar o seu passeio: Syros Adventures.
Assim sendo, fizemos o passeio das 14:30 e funciona basicamente assim: o capitão te leva para 6 praias diferentes e no final você escolhe qual gostou mais para ficar um tempo lá. Todas são lindas e difíceis de escolher, rs.Nós optamos pela última – Gria Spilia, que tem uma história super interessante! Em 1962, o americano John Pearson visitou a Grécia pela primeira vez e ficou impressionado com a beleza do país e como tudo era diferente. Ao ver que tudo era muito seco e sem árvores, retornou para os Estados Unidos com um “sonho”: tornar um pedaço de terra seca em um paraíso verde, ou seja, plantar mudas de árvores. Retornou a Grécia em 1964 com o seu filho e estava buscando um pedaço de terra para fazer o seu paraíso verde. Incialmente queria comprar na ilha de Naxos mas acabou visitando Syros e foi ali que tudo começou. Ele comprou cerca de 800 hectares de terra para plantar as árvores e ao todo foram mais de 30 anos trabalhando nesse projeto.
Hoje em dia a praia é conhecida pelos locais como “a praia do americano” – “the american’s beach” e um lugar ideal para aqueles que gostam de acampar. Eu mesmo vi várias pessoas acampando por lá. A praia tb tem várias sombras gostosas! Pierson morreu em 2001 e seu desejo era que suas cinzas fossem despejadas sobre a região. Pra quem quiser saber mais, ele até escreveu um livro sobre a ilha de Syros e todo o processo chamado de “Island in Greece”.
Recomendo fazer esse passeio porque como falei antes, as praias mais bonitas estão no norte da ilha. O capitão foi suuuper simpático e sua ajudante, Katarina, também. Eles adoram o Brasil e até colocaram umas músicas latinas pra gente no barco.
Última noite – jantar em Ermoupoli
O passeio acabou por volta das 18:30 e o barco volta para o mesmo lugar onde começou: no porto de Kini. De lá pegamos um táxi de volta para Ermoupoli – também 10 euros – e jantamos no delicioso Seariani’ Fish & More – restaurante de Frutos do Mar. Ambiente delicioso, ótima comida e o dono ama o Brasil também! A noite fomos conhecer o Kouchico Bar, eleito um dos melhores bares de cocktails da Grécia. Apesar do título, os preços são ótimos: por volta de 9-11 euros o drink.Dia 4: