Cruzar a fronteira entre Eilat e Taba foi o que fizemos recentemente na nossa viagem ao Oriente Médio. Cruzamos de Israel para o Egito em janeiro de 2020 e tudo aconteceu sem problemas.
Em principio, a cidade de Taba é muitas vezes buscadas pelos turistas devido aos preços atrativos e por estar localizada em uma área mais tranquila do Egito. Os resorts em Taba conseguem ser muitas vezes 50% mais barato que em Israel. Como resultado, muitos turistas utilizam o aeroporto de Eilat (Aeroporto Internacional Ramon) apenas como o local de chegada e saída, e de lá partem para o Egito ou Jordânia.
Confira também:
Onde se hospedar em Taba: conheça o Mövenpick Resort
O que fazer em Taba: mergulho no Mar Vermelho
Ônibus de Eilat para fronteira em Taba, Egito
Em resumo, existem dois ônibus que saem de Eilat e te deixa exatamente em frente a fronteira com o Egito: o ônibus de número 30 bem como o 15. Ambos com o destino escrito em hebraico, árabe e inglês.
- O ônibus 30 sai do aeroporto e passa pela cidade de Eilat, parando na estação central de ônibus primeiro e de lá segue para fronteira.
- O ônibus de número 15 não sai do aeroporto, apenas da estação de ônibus e demora mais, devido ao fato que esse passa pela área de resorts em Eilat.
O trajeto com o ônibus 30 demora cerca de 20 minutos (40 minutos se saindo do aeroporto) e custa 4,20 NIS, aproximadamente €1,20. A passagem pode ser comprada nas máquinas (aceitam cartões) ou diretamente com o motorista, em dinheiro. Os ônibus saem a cada 20 minutos aproximadamente e funciona durante o Shabbat também (dia de descanso dos judeus).
IMPORTANTE: antes de viajar, não se esqueça do SEGURO VIAGEM, afinal a gente nunca sabe o que pode acontecer. Leitores do blog tem um desconto de 5% com a Real Seguro Viagem através desse link.
Cruzando a fronteira de Eilat para Taba
A partir do momento que você chega em frente a fronteira com o Egito, já começa os controles. Muito importante: tenha sempre em mãos o seu passaporte, visto israelense (o papel que você recebeu na entrada do país), comprovante do hotel no Egito, comprovante de passagem área (chegada e saída) e acima de tudo, esteja preparado para responder algumas perguntas!
Finalmente, ao passar pela imigração egípcia, você precisa preencher um cartão de imigração com todas as suas informações: nome, passaporte, endereço no Egito, etc. Sempre que algum policial via o meu passaporte brasileiro, abria um sorriso e falava alegremente: BRASIL!
Cruzamos a fronteira Eilat Taba duas vezes e devido ao fato de janeiro ser baixa temporada, quase não tinha filas. Fizemos todo o processo em no máximo 20 minutos. Porém, de acordo com um policial, no verão as filas podem ficar enormes e assim, a espera ser longa, podendo chegar a 1 hora.
Taxa para cruzar a fronteira de Eilat para Taba
ISRAEL:
Antes de mais nada, existe uma taxa para deixar Israel e custa NIS 105 (cerca de 25 euros). Felizmente, não são todos os turistas que precisam pagar a taxa e já te explico o por que:
- não pagam taxa de saída: todos os turistas que se hospedarem em um raio de no máximo 1 km a partir de solo egípcio, ou seja, nos hotéis (clique no nome para conferir o hotel): Mövenpick Taba,Taba Sands Hotel & Casino e Taba Hotel & Nelson Village. Portanto tenha o comprovante de hospedagem com você!
- pagam taxa: os turistas que não tiverem a área de resorts em Taba como destino, ou seja, aqueles que não forem se hospedar em um dos hotéis acima.
Nosso hotel em Taba foi o Mövenpick. É um resort 5 estrelas e adoramos!
EGITO:
Assim como Israel tem uma taxa de saída, no Egito existe uma taxa de entrada. Por outro lado, aqueles que forem se hospedar em um dos 3 hotéis acima, ou seja, que não esteja mais que 1 km de distância da fronteira, não precisam pagar a taxa de EGP 400 (cerca de 24 euros).
ATENÇÃO: as taxas precisam ser pagas em dinheiro. É possível trocar o dinheiro na fronteira, em uma das casas de câmbio ou no caixa eletrônico.
Visto para o Egito
Todos aqueles que forem vistar apenas a Península do Sinai, como Taba e Sharm El Sheikh por exemplo, não precisam tirar nenhum visto antes. O visto, que na verdade é um carimbo no seu passaporte, é concedido no momento da imigração em solo egípcio e te permite ficar até 15 dias na Península do Sinai.
Por outro lado, caso você for visitar outras partes do Egito, como Cairo e Alexandria, é preciso aplicar para o visto antes. O mesmo pode ser tirado na e embaixada do Egito no Brasil ou na embaixada do Egito em Eilat, em Israel.
Caso você for voar diretamente para algum destino no Egito que precise de visto, é possível tirar no aeroporto mesmo. Não precisei de visto porque visitei apenas Taba, dessa forma não poso dar mais detalhes sobre como funciona tirar o visto egípcio em Eilat ou no aeroporto, porém existem vários artigos na internet sobre o assunto.
O pessoal do blog Casal Wanderlust tiraram o visto para o Egito na embaixada em Eilat e explicaram tudinho aqui nesse post.
Gostou desse post? Então te convido a me acompanhar pelo INSTAGRAM também! Lá você pode conferir todas as minhas viagens pelo mundo e dicas em primeira mão.
Em caso de dúvidas, sugestões ou se você já cruzou essa fronteira, deixe seu comentário aqui embaixo pra gente!