Áustria

5 maneiras de curtir Viena de forma segura apesar do lockdown

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Guest post: Amanda Previdelli

A Áustria entrou oficialmente em um segundo lockdown. Com os números de infectados pelo novo coronavírus atingindo recordes mesmo em relação à primavera, foi o jeito que o governo encontrou de tentar conter a pandemia. Mas isso não significa que você precisa necessariamente ficar trancado em casa. Assim como o primeiro lockdown, não há restrições para atividades ao ar livre que sejam feitas com responsabilidade e segurança.

No anúncio das novas medidas, as autoridades austríacas deixaram bem claro que, mesmo durante o toque de recolher, é possível sair de casa praticando distanciamento social para manter a nossa saúde física e mental. Ou seja, por mais difícil que esteja a situação agora, dá para curtir a cidade e tentar não pirar.

Confira também:

Novas regras para a Áustria

O governo anunciou no sábado as novas regras de lockdown e o toque de recolher. Entre elas, o fechamento de estabelecimentos gastronômicos, museus, zoológicos entre outros. Os hotéis também em operação reduzida, abertos apenas para viajantes a negócios. Isso tudo até, pelo menos, 30 de novembro. Você pode ver mais informações aqui e também no IG do blog. Para o turismo, essa é sem dúvida uma situação bastante complicada. Esperamos que as medidas ajudem a reduzir o número de casos por aqui o mais cedo possível 🙏🏻.

Enquanto as restrições estão rolando, ainda é possível sair para passear e fazer exercícios ao ar livre. Além disso, muito da cultura e vida austríaca pode ser aproveitada no conforto e segurança das nossas casas. Confira então cinco sugestões de passeios e atividades que você pode fazer com segurança durante o lockdown.

Visitas a parques e jardins

schonbrunn palacio de verao de viena
Amanda curtindo um solzinho no Schönbrunn

Apesar das medidas restritivas, na Áustria ainda é possível passear ao livre e conhecer os lindos parques e jardins por aqui. Um dos mais lindos, o Schönbrunn, tem diversas opções de caminhos e vistas lindas do palácio e da cidade. Não dá para entrar e conhecer por dentro, mas muita gente diz por aí que o melhor do Schönbrunn são os jardins. Especialmente no outono, as folhas ainda laranjas (corre que daqui a pouco as árvores estão carecas – outro visual lindo), é uma visita de fazer bem pra alma.

Além dos jardins de palácios, os parques vienenses continuam abertos. Pegue sua máscara e vá conhecer as belezas tradicionais de lugares como o Stadtpark, o enorme e belíssimo parque da cidade, que tem mais de 150 anos. Para quem quer mais distanciamento social ainda, o Prater tem simplesmente seis milhões de metros quadrados e fica no segundo distrito de Viena, com fácil acesso por metrô e trams (máscaras são obrigatórias no transporte público, não se esqueça).

Tomar uma caneca de Glühwein

gluhwein austria vinho quenteSabe em junho, quando você fica doido para ir para as festas juninas comer mil coisas e tomar um bom vinho quente? Aqui na Áustria eles têm uma receita deliciosa de vinho quente chamada Glühwein. É super comum especialmente nos mercadinhos de Natal que encantam os turistas todo ano.

Por enquanto, ainda não sabemos como vão ficar os famosos Christkindlmärkte aqui em Viena. Uma coisa é certa: eles, que costumam abrir já em novembro, vão no mínimo ser adiados. Agora, resta torcer para os números da pandemia melhorarem. Mesmo sem mercadinho de natal, porém, nada impede que você faça em casa um pedacinho do espírito natalino. Você só precisa de um vinho tinto seco, açúcar, laranja, cravos, canela, anis e água.

Completar uma das (muitas) trilhas em Viena

Alan em um dos vinhedos em Viena

Apesar de ser uma capital, Viena é uma cidade extremamente verde. Além dos parques (impressionantes em quantidade e em tamanho) na cidade, ela é cercada por vinhedos, bosques, a famosa WienerWald… e oferece diversas opções para quem gosta de fazer caminhadas.

Tem até um site e um app com as principais trilhas da cidade, o circuito de Stadtwanderwege daqui. Todas são de fácil acesso por transporte público e super bem sinalizadas. Além do exercício físico e distanciamento social, proporcionam vistas lindas de Viena e arredores.

Fazer seu próprio walking tour

bondinho Viena

Viena tem uma das arquiteturas mais lindas do mundo, com prédios impressionantes por todo canto. Um desses cantos cheios de belezas é o primeiro distrito, o Innere Stadt. Dando uma volta por ele, tem uma rua circular chamada Ringstraße, que passa atrações lindas como a ópera de Viena (um dos meus prédios favoritos, vale conhecer tanto de dia quanto de noite, quando ela fica toda iluminada), o prédio do parlamento, a Rathaus, o Burgtheater, a Universidade de Viena, a linda neogótica Votivkirche…

E se tiver chovendo, muito frio, ou bater uma preguicinha, ainda dá para fazer esse percurso todo de bondinho 🚎.

Assistir um filminho com imagens da Áustria

O que fazer na Austria Hallstatt

Tem coisa mais Netflix and chill do que um outono/inverno chuvoso, friozinho bom e tomando um glühwein? Enquanto não dá pra viajar como fazíamos antes, dá sim para matar a saudades de conhecer novos lugares sem nem sair de casa. Viena e a Áustria foram palco para algumas cenas extremamente memoráveis.

Desde clássicos românticos como Antes do Amanhecer até o explosivo Missão Impossível: Nação Secreta (sem esquecer nunca, jamais, de A Noviça Rebelde), você pode se apaixonar pela encantadora Viena ou pelos alpes austríacos sem nem sair de casa. Ah, e fica de olho aqui no blog e nas nossas redes sociais, porque daqui a pouco vem post mais completo com várias dicas de filmes que se passam na Áustria (além dos clássicos que todo mundo conhece 😉)


Curtiu o post? Segue O Mundo me Chama lá no Instagram ou o meu perfil @aprevidelli para ler mais sobre Viena e ficar por dentro das últimas informações sobre a pandemia e medidas do governo.


Ajude o blog!

Planeje suas viagens futuras usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

Reserve o seu hotel através do Booking.
Confira o melhor plano de seguro viagem com a Real Seguro Viagem.
Aluguel de carros Rentcars.

Obrigado!

Amanda é jornalista e, enquanto entrevistava torcedores na Copa do Mundo de 2014, conheceu um croata que seguiu ela no Instagram. Dois anos depois, se mudou pra Viena e os dois estão por aqui até agora. Ela conheceu o blog e o Alan também pelo insta. Tudo começou no IG e você pode encontrar ela por lá em @aprevidelli.

1 Comentário

Deixar um comentário