Grécia

O que fazer em Rhodes na Grécia – roteiro completo e dicas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Nesse post estarei dividindo com vocês um roteiro de 3 dias pela ilha de Rhodes, a maior das ilhas no arquipélago do dodecaneso. Estive em Rhodes em agosto de 2020 e além de praias lindíssimas, é uma ilha rica em história. Porém, já adianto que nessa viagem focamos mais nas belas naturais e vilarejos na ilha de Rhodes e não muito em história, como o vilarejo de Lindos e o Colosso de Rhodes.

Confira também outras matérias sobre a  Grécia:

View this post on Instagram

Hello from Greece 🇬🇷 mais uma ilha grega para conta: Rhodes! 💙 Está localizada no arquipélago das ilhas do dodecaneso e considerada a 4ª maior ilha do país. Fica pertinho da costa da Turquia e indo mais pra baixo se encontra o Egito. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Essa da fotinho é uma das praias mais famosas na ilha: Anthony Quinn Bay. É uma praia relativamente pequena mas foi uma das mais bonitas que conhecemos em Rhodes. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ As praias mais bonitas estão na costa leste da ilha, como a Anthony Quinn Bay e Jordan Beach. Do outro lado da ilha, na costa oeste, os ventos mais fortes faz com que as praias sejam mais visitas pelos amantes de kitesurfing.

A post shared by Alan | Travel Blogger (@omundomechama) on


Como chegar na ilha de Rhodes

Avião

A ilha possui um aeroporto internacional que recebe diariamente voos de várias partes da Europa. Foi assim que chegamos a Rhodes: voo direto de Viena com a companhia aérea Wizz Air. Foi perfeito para da uma escapadinha de fds, sabe? O voo Viena-Rhodes acontece as sextas-feiras, as 06:00 e retorna na segunda-feira as 10:20. Lembrando que a Grécia no verão está uma hora a frente ao resto da Europa, então quando em Viena são 6 da manhã, na Grécia já são 7:00. Pagamos por volta de 40 euros (ida e volta – por pessoa).

Além de voos internacionais, Rhodes recebe obviamente voos nacionais. O trajeto Atenas-Rhodes / ida e volta custará por volta de 70 euros. Para buscar voos, eu sempre uso o Google Flights.

Ferry

Outra forma de chegar até Rhodes é de ferry. Diversas companhias realizam o trajeto de várias ilhas gregas até Rhodes, como por exemplo:

  • Kos-Rhodes – Blue Star Ferries & Hellenic Seaways | 2h 30 min
  • Karpathos-Rhodes – Blue Star Ferries & Anek Lines | 6h 
  • Tilos-Rhodes – Blue Star Ferries & Dodekanisos Seaways | 2h 30 min

Como se locomover em Rhodes

Alugamos um carro para os 3 dias na ilha e pagamos 100 euros por todo o período. Pegamos no aeroporto e devolvamos lá mesmo. Para cotação acesse: Rentcars. Eu consegui alugar sem problemas com a minha CNH do Brasil sem tradução mas não recomendo, rs. Em caso de acidente será necessário a tradução da mesma, por isso é sempre importante ter a PID – Permissão Interacional para Dirigir que pode ser feita no Detran.

Como estávamos em dois, era mais viável alugar um carro, mesmo que gastamos mais um pouquinho do que ficar para cima e para baixo de ônibus. Ouvi falar que Rhodes é uma ótima ilha para ser explorada sem carro e de fato eu vi vários ônibus.


Onde ficar hospedado em Rhodes

Rhodes oferece várias opções de hospedagens: desde luxo até hotéis que lembram nossas pousadas brasileiras. Alguns lugares mais agitados, como Rhodes Town e Faliraki, mas também vilarejos tranquilos, como Lindos. Nos hospedamos em Faliraki, considerado o “party place” na ilha de Rhodes. Confesso que tinha muito adolescente por lá procurando festa, o que eu particularmente não curto muito. rs. Tinha uma rua principal cheia de bares, lojas e alguns (poucos) restaurantes. Prefiro lugares mais rústicos, mas como estava viajando com uma amiga, resolvemos tentar. A localização é ótima, porque a partir de Faliraki podemos chegar em vários lugares na ilha em menos de 30 minutos.

Em Faliraki nos hospedamos na “pousada” Marieta-Giannis, bem pertinho de tudo e com ótimo custo-beneficio. Pagamos cerca de €120 para duas pessoas com café da manhã. O hotel é gerenciado por um adorável casal de idosos, que cuidam do lugar com o maior amor: todo dia eles recebem os hospedes no café da manhã e por conta do coronavírus, a gente escolhe o que gostaria do buffet e ela trás pra gente. Pegamos um quarto simples com varanda, mas tinha tudo que precisávamos: banheiro, ar condicionado, frigobar, armário e espelho. Recomendo! Para conferir esse hotel clique aqui: Marieta-Giannis.

Mas resumindo, eu diria para se hospedar não mais abaixo que Lindos, depois disso parece ser tudo meio remoto. A parte oeste é bastante procurada por pessoas que curtem kitesurfing e possui alguns resorts. Então eu diria: se estiver procurando por festa, Faliraki. Caso queira algo mais histórico e romântico: Rhodes Town e Lindos.


Ajude o blog!

Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!

Reserve o seu hotel: Booking
Confira o melhor plano de seguro para você:  Real Seguro Viagem
Aluguel de carros: Rentcars
Chip internacional para ficar conectado na sua viagem: EasySim4U

Obrigado!


Rhodes – roteiro completo de 3 dias

Como já disse acima, visitamos muitas praias, cerca de 3 praias por dia. Reservamos uma tarde para Lindos e uma outra para Rhodes Town. Confira agora o nosso roteiro pela ilha de Rhodes:

Dia 1

Chegada no aeroporto. Pegamos o carro e dirigimos por volta de 20 minutos até chegar o nosso hotel em Faliraki. Por sorte conseguimos fazer o check in já pela manhã e eles foram tão fofos que ainda nos ofereceram café da manhã (teoricamente teríamos apenas no dia seguinte). Deixamos nossas coisas e partimos para a primeira praia do dia: Traganou Beach. Praia de pedra, água tranquilinha e um azul lindo! Essa praia quase não tinha sombra mas tinha várias espreguiçadeiras para alugar por €10 – duas cadeiras com sombrinha.

Logo depois dirigimos uns 10 minutos e chegamos em uma das praias mais bonitas e famosas em Rhodes: Anthony Quinn Beach. Não tinha muito espaço mas conseguimos uma sombra debaixo de umas árvores. A água estava agradável e depois de um tempo fomos ao restaurante que fica em frente a praia: Kounna Beach & Resto Bar. Por sorte conseguimos umas cadeiras com vista privilegiada para o mar para curtir nossa cervejinha – Mythos, melhor cerveja grega na minha opinião!

Mais a tarde fomos para uma praia de nudismo: Mandomata Beach. Fica apenas uns 5 minutos de carro do centro de Faliraki. A primeira vez que fui a uma praia do tipo foi na ilha de Syros, também na Grécia e foi uma experiência única. Depois de um tempo, quando já acostumamos, percebemos que isso de ficar pelado é tudo tabu, sabe? Então quando soube que tinha uma praia de nudismo em Rhodes, pertinho da gente, não pensei duas vezes, rs.

Por volta das 18:00 fomos jantar no centrinho de Faliraki mesmo, em um dos restaurantes mais charmosos por lá (não tem muitas opções rsrsrs). Se chama Greek Spirit Restaurant e fomos de churrasco grego e salada. Nossa conta deu 30 euros: jantar para duas pessoas + 2 cervejas grandes. Voltamos para o hotel e saímos a noite para conferir o badalado centro de Faliraki. No início estava até vazio, mas depois das 23:00 se transformou! Um lugar que gostamos muito foi o Mango Bar. Decoração rustica e os drinks com ótimo preços, por volta de 5 a 7 euros. Se possível sente no segundo andar para conferir o movimento.

Dia 2

Após o café da manhã dirigimos até a praia de Kolimbia. Praia com algumas pedrinhas mas areia também. Temperatura da água excelente e tinha umas espreguiçadeiras para alugar também – 10 euros para 2 com guarda sol. A praia não tem nenhum restaurante ou algo do tipo, então levem água e comidinha. Passamos num supermercado que fica uns 3 minutos de carro da praia.

Depois dirigimos uns 30 minutos até chegar no vilarejo de Lindos. Não vou entrar muito em detalhes sobre a história de lá (que é riquíssima) mas é um lugar e tanto para quem curte história. Por lá tem uma Acropoli e o centrinho medieval de Lindos é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO. O lugar é um charme, com as casinhas brancas que lembram Santorini mas confesso que o centro é tão turístico que Lindos acaba perdendo o encanto. As lojas de souvenires, etc estão espalhadas por todo lado!

Lindos em Rhodes na Grécia

Estacionamos o carro em um lugar estratégico: assim que estiver descendo o morro que leva até o centro de Lindos, vire a esquerda – antes de chegar na rotatória. Fica uns 5 minutos andando do centrinho e aproveitamos para almoçar por lá mesmo em uma taverna super charmosa. O nome do local se chama Oasis Tavern e tem vista para uma das praias de Lindos. Os preços são ótimos também: pagamos 21 euros por uma porção de lula frita, queijo feta e 2 cervejas grandes. Infelizmente o celular estava carregando no momento então não consegui tirar fotos da comida – que estava ótima!

No final do dia voltamos para Faliraki onde jantamos na Zorbas Taverna. Não fica no centro de Faliraki e sim uns 5 minutinhos de carro. O ambiente é gostoso mas a localização não é das melhores, por estar em frente a estrada, mas a comida é deliciosa! Recomendo! Depois fomos tomar uns drinks no  “1947 – The Greek Mixology Bar” (duas últimas fotos abaixo).O que fazer em Rhodes na Grecia

Dia 3 

Em nosso último dia em Rhodes, fomos conhecer mais uma praia: Jordan Beach, em Kallithea. Fica uns 15 minutos de carro de Rhodes Town. Essa praia tem uma formação bem diferente: pedras de diferentes tamanhos não apenas dentro da água, como do lado de fora também. Existe um monte que é possível subir sem nenhum problema e de lá da pra ter uma vista linda.  Ótimo lugar para fazer snorkling em Rhodes mas não a praia mais ideal para nadar, já que é preciso passar pelas pedras até chegar na água, mas tem umas escadas para facilitar ao entrar e sair.

Logo após fomos para Rhodes Town onde passamos a tarde conhecendo um pouquinho da cidade medieval e almoçamos por lá também. Pra quem não sabe, a cidade velha é considerada Patrimônio Mundial da UNESCO. Além do mais, a estátua do Colosso de Rhodes, que existiu há aproximadamente 280 anos antes de Cristo na cidade. Se tratava de uma estátua com cerca de 30 metros de altura e representava o deus sol Hélios. Era uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo e até hoje não se sabe exatamente onde a estátua ficava, porém, o mais provável é que estava em algum lugar próximo ao porto da cidade. O Colosso de Rhodes não sobreviveu a um terremoto que atingiu a ilha. Assim sendo, ela existiu por apenas 55 anos.

Almoçamos no restaurante Socratous Garden e como o nome já pressupõe, tem um jardim lindo com umas cadeiras do lado de fora. Mesmo se não quiser comer, vale a pena visitar para pelo menos um drink.

No caminho de volta para o hotel, localizado em Faliraki, paramos na praia de Sani Beach, também em Kallithea. É uma praia de areia, porém difícil para achar uma sombra. Por ser raso é excelente para crianças. 

praia em rhodes grécia

A noite dirigimos uns 25 minutos para jantar em um dos melhores restaurantes de frutos do mar em Rhodes: Stegnakozas Restaurant. Pensa num lugar charmoso! Em frente ao mar e tem um ambiente super gostoso! Pedimos um set de peixe para duas pessoas que acompanha batata assada e salada – 42 euros pelo combo. Para acompanhar vinho branco.

Atenção: esse restaurante não serve carne, apenas peixe. Foi um dos melhores restaurantes que visitamos durante a viagem e a comida é excelente! Sem contar o ambiente super charmoso e romântico também. É recomendável reservar uma mesa. Acesse o site: StegnaKozas.

Dia 4

Após o café da manhã fomos para o aeroporto, onde retornamos o carro e voamos de volta para Viena.


Espero que tenham gostado do relato e que sejam de utilidade pra vocês. Eu particularmente amei a ilha de Rhodes e voltaria facilmente lá, mas combinaria com outras ilhas, como Symi, por exemplo. É uma ilha que fica aproximadamente 1h de ferry e tem umas casinhas coloridas super fofas! 

Bjs e até a próxima!!

Deixar um comentário