A Áustria é um país que encanta pela sua beleza: alpes, palácios, vilarejos que mais parecem ter saído de um conto de fadas e lagos com água azul-turquesa. Nesse post, vou listar 10 lagos incríveis que você precisa conhecer nesse verão. Alguns próximos a Viena, com opção de bate e volta e outros um pouco mais distantes, como nos estados de Tirol e Vorarlberg.
Confira também:
Onde comer em Viena: confira 16 restaurantes que você precisa conhecer na capital austríaca
Um enclave alemão na Áustria: a única maneira de chegar até Kleinwalsertal é pela Alemanha
O que fazer no Vale do Wachau
INSTAGRAM: siga O MUNDO ME CHAMA para conferir todas minhas dicas e viagens em primeira mão. Lá tem várias dicas de hotéis, restaurantes e muito mais: @omundomechama
Um fato curioso é que apesar da Áustria ser um país relativamente pequeno, aqui se encontram mais de 400 lagos! Confira agora os lagos mais incríveis na Áustria para sua viagem ficar perfeita.
Alte Donau
Que tal começar pela cidade de Viena? Esse é o meu lugar favorito para nadar nos dias quentes de verão. Como vocês já devem saber, Viena é banhado pelo Danúbio, segundo maior rio da Europa e a cidade possui várias “praias” para os turistas e moradores. O Alte Donau, que em tradução literal seria o Velho Danúbio, não tem conexão direta com o rio, o que faz esse lugar ser bastante tranquilo para nadar.
O meu lugar preferido se chama Angeliwiese e facilmente de ser acessado com o transporte público. Basta descer na estação “Neue Donau“, quase no final da linha marrom do metro U6, em direção a Florisdorf. De lá são mais uns 10 minutos andando. É uma área com bastante verde, deliciosa para fazer pique nique, nadar no rio e o melhor de tudo: entrada gratuita. Por lá tem também um restaurante, quiosque, banheiro público e água potável. Super recomendo!
Erlaufsee
Um dos lagos mais bonitos que já visitei aqui na Áustria e o melhor de tudo: menos de 2h de distância saindo de Viena. Localizado na divisa entre os estados da Baixa Áustria e Estíria (Niederösterreich & Steiermark), a melhor maneira de chegar até lá é de carro. Visitamos em 2017 no verão e foi maravilhoso! É um lago raso e rodeado de montanhas, com água bem gelada, mas perfeito para curtir um dia de verão por lá. Me lembro que fizemos uma trilha de mais ou menos 3h pelas montanhas e depois nos jogamos no lago. Delícia!
Recomendo a cidadezinha de Mariazell, que está aproximadamente 10 minutos de carro do lago como base. Lugar super fofo, com ótimos restaurantes, centrinho histórico lindo e várias opções de hotéis e pousadas. Aproveite para visitar também a fábrica de biscoitos de gengibre (Lebkuchen em alemão).
Confira os hotéis na região clicando aqui: Erlaufsee.
Neusidlersee
Apesar de não ser um dos meus lagos favoritos, não poderia deixar de citá-lo. Aproxidamente 1h e 30 min de distância de Viena e localizado no estado austríaco da Burgerland, na divisa com a Hungria, é o maior lago endorreico (quando as águas de um lago não possuem saídas superficialmente para o mar ou rios) da Europa Central! Aqui no país ele é conhecido também como “Sonnenseite Österreichs“, ou seja, a parte ensolarada da Áustria, já que é um dos estados onde o sol mais brilha no ano. Super fácil de chegar de trem saindo de Viena.
Eu mesmo morei próximo ao lago, na cidade de Baden, então já curti muitos dias de sol no Neusidlersee. Recomendo o vilarejo de Rust e Podersdorf para nadar. O lago também é muito procurado por amantes de vela e windsurf, além de pesca e dos maravilhosos vilarejos ao redor do lago para tomar vinho. A região é famosa pelos deliciosos vinhos brancos, então não deixe de visitar um heuriger na região, uma espécie de taverna para beber vinho na Áustria. Por conta da sua variedade de ecossistemas, o lago foi reconhecido em 2001 pela UNESCO como “Paisagem Cultural de Fertö/Neusiedlersee”.
Confira os horários dos trens clicando aqui: ÖBB
Wörthersee
Localizado no estado de Kärnten, aproximadamente 3h de distância de Viena, o Wörthersee é o maior lago da região. É na minha opinião um dos lagos mais lindos da Áustria! Com água azul-turquesa, oferece as mais variadas opções de acomodação, de simples Gasthaus, a hotéis luxosos, como o Falkensteiner Schloss Velden, com selo da Leading Hotels of the World.
Possui vários vilarejos ao redor do lago, como Pörtschach am Wörthersee, Maria Wörth, Velden e até mesmo a capital do estado, Klagenfurt. Já visitei o lago algumas vezes, sendo a última visita em agosto do ano passado. Passamos um final de semana em Pörtschach, um vilarejo super charmoso com alguns barzinhos, restaurantes e lojas. É uma ótima opção para se hospedar. A empresa de trem ÖBB conecta a estação de trem em Viena, Hauptbahnhof, com a cidade de Pörtschach am Wörthersee em 4h ( trem direto).
Reserve o seu hotel através do Booking clicando aqui: Wörthersee.
Ao visitar Wörthersee, não deixe de subir a Pyramidenkogel, a torre de observação de madeira mais alta do mundo (100 metros)! Quando lá em cima, é possível descer de escorregador ou até mesmo descer de tirolesa. Mais informações no site oficial: Pyramidenkogel.
Faaker See
O maravilhoso Faaker See também está localizado no estado de Kärten, não muito distante do Wörthersee e quase na divisa com a Itália e Eslovênia. Tive a oportunidade de conhecer o lago em agosto de 2018 e chegamos lá de trem. Saindo de Viena com pausa em Villach para trocar de vagão, a viagem dura aproximadamente 4h. A ÖBB faz esse trajeto a partir de 20 euros o trecho.
Antes de mais nada, Faaker See é um destino relativamente caro comparando com outros lagos. Na época ficamos em uma Gasthaus próximo a estação de trem e cerca de 15 minutos andando até o lago. É um destino super gostoso e tranquilo para viajar com família e amigos. Na época até compramos um bote inflável por lá mesmo para poder desbravar o lago um pouquinho.
Algo interessante é que no meio do lago se encontra o Inselhotel Faakersee, onde o transporte até o hotel é feito de barco. Demais, né?
Confira os hotéis na região de Faaker See através do Booking clicando aqui: Faaker See.
Attersee
Localizado no estado de Oberösterreich, também na região de Salzkammergut, famosa pelos lagos e montanhas, se encontra o Attersee. A beleza do lugar é tanta que inspirou Gustav Klimt em suas pinturas, onde podem ser vistas no Gustav Klimt Zentrum. O famoso pintor austríaco costumava passar o verão na região.
Por ser rodeado por montanhas, é possível fazer várias trilhas de onde se tem vistas lindas para o lago. Uma boa pedida é a trilha nível médio de 2h e meia até a montanha Mahdlgupf, que possui 1.261 metros. Lá de cima é possível admirar as águas do Attersee, considerada um dos lagos com as águas mais claras na Áustria.
Confira os hotéis na região através do Booking clicando aqui: Attersee.
Traunsee
Com 191 metros de profundidade, o Traunsee é o lago mais profundo da Áustria, o tornando assim também um dos mais gelados. O lindo vilarejo de Gmunden se encontra aqui, famoso pelo Schloss Ort, palácio localizado sobre uma ilha no lago. A título de curiosidade, foi em Gmunden que nasceu Conchita Wurst, vencedora do Eurovision 2014.
Confira os hotéis na região através do Booking clicando aqui: Traunsee.
Achensee
Próximo a cidade de Innsbruck, capital do estado de Tirol, está o Achensee, que impressiona os visitantes pela qualidade da água: quase potável! Apesar de ainda não o ter visitado, está na minha listinha e sempre ouço comentários maravilhosos sobre esse lago. É conhecido aqui na Áustria como o “Fjord dos alpes” e apesar de estar a quase mil metros acima do nível do mar, a temperatura do lago se encontra sempre por volta dos 20 graus. Em algumas partes a profundidade pode chegar a mais de 100 metros. É também o maior lago do estado do Tirol – 9,4 km de comprimento e 1km de largura. Uma das montanhas que rodeia o lago é a Bärenkopf, com quase 2 mil metros de altitude, de onde se tem uma vista estupidamente linda para o Achensee.
Confira os hotéis na região através do Booking clicando aqui: Achensee.
Bodensee
O Bodensee é um caso a parte. Ele está localizado em 3 países ao mesmo tempo: Áustria, Suíça e Alemanha. Já estive por lá em novembro de 2018 e apesar do frio e chuva, o lago não perdeu sua beleza. Na parte austríaca está localizado a cidade de Bregenz, capital do estado de Vorarlberg. Além de oferecer opções para os visitantes como trilhas, prainhas para banho e até mesmo praia de nudismo durante o verão, uma das principais atrações por lá é a balsa que conecta os 3 países. Estávamos de carro e cruzamos o lago de ferry até a parte suíça.
Confira os hotéis na região através do Booking clicando aqui: Bodensee.
Wolfgangsee
Menos de 1h de distância da cidade de Salzburg e aprox. 2h 30 minutos de Viena, se encontra o Wolfgangsee. Faz parte da região conhecida como Salzkammergut, juntamente com o Attersee. Perfeito para aqueles que gostam de água quentinha, já que a temperatura gira entorno de 24 graus durante o verão. O lago em si é rodeado de “praias”, tanto públicas quanto privadas e o vilarejo de Sankt Gilgen é um dos mais fofos ao redor do lago. Já visitei algumas vezes, tanto no inverno quanto no verão e é uma ótima pedida para quem estiver pela região.
Confira os hotéis na região através do Booking clicando aqui: Wolfgansee.
Ajude o blog!
Planeje suas viagens usando os links do O Mundo Me Chama, dessa forma você estará ajudando o blog com uma pequena comissão, sem pagar nada a mais por isso!
Aluguel de carros: Rentcars
Reserve o seu hotel: Booking
Confira o melhor plano de seguro para você: Real Seguro Viagem
Chip internacional para ficar conectado na sua viagem: EasySim4U
Obrigado!